Prazo para identificar novo coronavírus em SC deve ser reduzido para até 3 dias, diz Lacen

04/03/2020 - 14h43

O plano de contingência adotado em Santa Catarina contra o novo coronavírus foi anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde na manhã desta quarta-feira (4) em coletiva de imprensa. A principal novidade é em relação às análises dos casos suspeitos da doença, que passarão a ser feitas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis.

Com a novidade, o resultado, que atualmente leva sete dias para sair, poderá ficar pronto em até 72 horas. No entanto, ainda não há data definida para que os exames de pacientes catarinenses deixem de ser feitos no Rio de Janeiro. Atualmente, Santa Catarina tem 43 casos suspeitos da doença. Até as 11h desta quarta-feira, nenhum deles havia sido confirmado, segundo o Ministério da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, reconheceu que o resultado das análises precisa ter mais agilidade.

“Há um delay muito grande entre [o caso] suspeito e o descarte ou a confirmação. Causa tensão à população, muitos dias de espera”.

Análises feitas em Santa Catarina

De acordo com a diretoria do laboratório, Marlei Pickler De Biasi dos Anjos, diretora do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), localizado na Capital, atualmente o procedimento adotado no Lacen é feito em relação ao descarte de outras doenças. Inicialmente, segundo ela, as amostras suspeitas do novo coronavírus são testadas para outros vírus respiratórios.

As amostras das suspeitas em Santa Catarina são enviadas, de duas a três vezes por semana, ao Rio de Janeiro para serem analisadas no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), segundo ela.

O resultado das amostras enviadas à Fiocruz é recebido em aproximadamente sete dias. Com a mudança, a expectativa é de que esse prazo tenha redução.

“O Lacen tem capacidade técnica, profissionais com expertise em biologia molecular, que extraem o RNA do vírus para detectar nas amostras biológicas. A partir do momento que chegar no Lacen [os materiais para análise], os resultados serão deliberados de 24 a 72 horas”.

De acordo com a diretora do Lacen, o Ministério da Saúde começará a distribuir aos estados os materiais necessários para as análises do novo coronavírus nesta quarta-feira. Segundo ela, ainda não há data definida para que o laboratório catarinense receba esses insumos.

Funcionários de laboratório serão treinados

Após o recebimento dos materiais, dois funcionários do Lacen serão submetidos a um treinamento específico, dado por técnicos da Fio Cruz, que será replicado a outros funcionários do laboratório. O prazo do treinamento não foi informado.

Os laboratório de Florianópolis é um dos 23 distribuídos no país que receberão a capacitação para identificação do novo coronavírus. Conforme a diretoria do Lacen, os critérios utilizados na escolha foram a capacidade de realizar o exame e equipamentos específicos para a metodologia.

Por enquanto, segundo Biasi dos Anjos, somente os casos suspeitos de Santa Catarina serão analisados no Lacen. Mas ela não descarta a análise de amostras vindas de outros estados, se houver necessidade.

Casos suspeitos

O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, informou que Santa Catarina mantém o número de 43 casos suspeitos de coronavírus anunciado pelo Ministério da Saúde na tarde de quarta-feira.

“Não tem nenhum caso de internação nem de profissionais de saúde atingidos [pela doença] em estado grave nos hospitais”, disse Zeferino, se referindo a mensagens compartilhadas em redes sociais sobre os casos no estado.

“Todos [os pacientes com suspeita da doença estão] em quadro leves. Solicitamos que permaneçam em residência, evitem deslocamento ao local de trabalho e locais de aglomeração pública, a exemplo do que está sendo feitos nos demais estados até confirmação ou descarte [da doença]".

A orientação é que os pacientes permaneçam 14 dias em casa. De acordo com o secretário, eles serão encaminhados a unidades de saúde somente se o quadro apresentar alterações.

Em Santa Catarina, os casos suspeitos contabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde estão nas seguintes cidades:

Florianópolis: 12

Joinville: 7

Balneário Camboriú: 3

Itajaí: 3

São José: 3

Blumenau: 2

Chapecó: 2

Itapema: 2

São Bento do Sul: 2

Brusque: 1

Canelinha: 1

Concórdia: 1

Criciúma: 1

Pouso Redondo: 1

São João Batista: 1

Tijucas: 1

Vacinação

O secretário estadual de saúde afirmou que todas ações necessários foram adotadas até o momento no estado que não há motivo para pânico. Entretanto, ele ressaltou a importância de as pessoas se vacinarem com as doses disponíveis no estado, contra a febre amarela, o sarampo e a gripe.

"Temos três pacientes internados com febre amarela que não tomaram vacina. São doenças com sintomas muito próximos, que podem ser descartados por suspeita de diagnóstico. [Se] já tomou a vacina, descarta. Isso faz com que os profissionais de saúde tenham celeridade e possam direcionar melhor a suspeita de diagnóstico", afirmou.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook