Prefeito anuncia medidas para diminuir impacto da crise do coronavírus na economia local
No anúncio também estão ações de saúde para a proteção da população contra a doença.

25/03/2020 - 17h30

Na manhã desta quarta-feira (25), o prefeito Wilson Trevisan reuniu a equipe de governo para decidir medidas que serão adotadas imediatamente para tentar reduzir o impacto do avanço do coronavírus na condição financeira do município. Ele frisa que a queda na arrecadação já está sendo e ainda será muito significativa com a paralisação das atividades da maioria dos setores da economia local.

A primeira ação anunciada por Trevisan é a antecipação das férias para os servidores que estão afastados das atividades pelo risco de contaminação por Covid-19. Apesar do impacto da crise nas finanças municipais, todos receberão a remuneração acrescida do adicional de um terço, como prevê a legislação. O prefeito destaca que, em caso de retomada do funcionamento normal da administração e havendo necessidade, os trabalhadores poderão ser chamados a retomar as funções antes do fim do período de 30 dias. “O pagamento do valor total, com o acrescimento de 33%, é uma forma de movimentar a economia quando o comércio puder voltar a atender normalmente”, diz o prefeito.

Outra medida tomada na reunião é a retomada do recebimento de novos projetos na área da construção civil, mas com uma alteração. De acordo com Trevisan, projetos para obras terão de ser protocolados digitalmente. Em seguida, serão encaminhados, por sistema, para a análise de arquitetos e engenheiros do município, que seguem trabalhando remotamente, em casa. Dessa maneira, não haverá interrupção no fluxo do Setor de Engenharia, o que permitirá que as edificações possam ser construídas a partir de quando não houver mais restrições ocasionadas pelo coronavírus.

A realização das obras já programadas pelo governo para os próximos meses, com investimento de recursos próprios, está comprometida pelo momento atual de crise. Assim, todas passarão por uma análise minuciosa que vai indicar quais são essenciais e precisam ser feitas agora. “Infelizmente, algumas não poderão ser realizadas conforme o previsto e isso deve gerar, inclusive, o cancelamento de processos licitatórios que, em condições normais, já poderiam ser iniciados”, observa o prefeito.

Para os contribuintes, a decisão do governo é pelo adiamento do vencimento de todos os tributos municipais. Os impostos e as taxas que vencem no período de um mês, a partir de hoje, poderão ser pagos no dia 25 de abril. “Temos que agradecer a compreensão dos profissionais e das empresas de muitos setores que estão com suas atividades paralisadas. O momento é, sem dúvida, de muita dificuldade para todos”. Em relação aos fornecedores do município, Trevisan garante que todos estão sendo pagos normalmente, apesar das dificuldades financeiras. A orientação é para que as notas fiscais de cobrança sejam encaminhadas eletronicamente para a prefeitura, o que garantirá que não vão ocorrer atrasos.

Educação

O prefeito de São Miguel do Oeste pediu à Secretaria de Educação que avalie a possibilidade de recorrer ao ensino à distância para alunos a partir do sexto ano para o caso de o período de quarentena se estender por mais do que 30 dias, que é o prazo inicial de suspensão das atividades na rede municipal. “Nós temos a tecnologia para fazermos atividades à distância com os alunos. O que a Secretaria terá de providenciar agora é uma pesquisa para identificar qual é a condição de acesso à internet e de equipamentos das famílias dessas crianças”, comenta Trevisan.

Saúde

Para o prefeito, o trabalho da Secretaria de Saúde e do Comitê de Crise no combate à disseminação do coronavírus em São Miguel do Oeste é muito positivo e tem mostrado resultados. Como ações de reforço às providências já adotadas, Wilson Trevisan anunciou que o centro de triagem para pessoas com sintomas de doenças respiratória, estruturado no salão paroquial, entra em operação nos próximos dias, talvez já na semana que vem. O funcionamento será das 08h às 20h, diariamente. “Falta apenas a aquisição de um equipamento para medir, à distância, a febre dos pacientes, aparelho que já está sendo adquirido. Com os três consultórios montados no centro de triagem, pessoas com sintomas de coronavírus passarão a ser atendidas naquele espaço para não se deslocarem aos postos de saúde e nem à UPA 24 horas”, explica. Conforme o prefeito, o município também vai colocar em funcionamento uma central telefônica para tirar dúvidas da população sobre a doença. A equipe que fará o atendimento pelo telefone 3631-2010 já passou por treinamento. Ainda para o combate à Covid-19, Trevisan confirmou que está comprando 200 kits de testes rápidos para serem aplicados nos profissionais de saúde que estão atuando no atendimento da população.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook