Professor da Unoesc destaca a importância da psicoterapia on-line em tempos de pandemia do Coronavírus

24/04/2020 - 14h51

A psicoterapia on-line está ajudando muitas pessoas a lidar com sentimentos como a ansiedade, diante da situação complexa que o Brasil e o mundo está enfrentando com o coronavírus e o isolamento social. Segundo o professor dos cursos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, Anderson Schuck, a psicoterapia on-line permite dar continuidade ao atendimento, que antes era realizado de forma presencial, de modo a não intensificar processos de sofrimento. "Cabe considerar, neste novo cenário, processos de ansiedade, medos e angústias intensos, dentre outros sintomas, que podem ser reativos ao momento, mas também indicativos de conflitos e sofrimentos que não estavam sendo cuidados", observa o professor.

Anderson acrescenta que estamos diante de um cenário que mudará os padrões de autocuidado e também da oferta de serviços de tratamento da saúde mental. "Já estávamos acompanhando um crescimento do atendimento on-line, devido às situações e necessidades do cotidiano das pessoas, que pode se intensificar com o processo de isolamento e continuar após a retomada das atividades sociais e do trabalho", salienta o professor.

Tanto a psicoterapia presencial como a on-line devem seguir as diretrizes do Código de Ética do Profissional Psicólogo, no que se refere ao sigilo, confidencialidade e uso de técnicas conhecidas e regulamentadas, com base na ciência psicológica. "Na psicoterapia on-line, o contato é feito de forma sincrônica, como por exemplo, por meio de chamadas de vídeo e troca de mensagens simultâneas, ou de forma assincrônica, por meio de e-mails ou mensagens não simultâneas, que implicam em locais e meios seguros para o atendimento virtual", explica o professor, acrescentando que, com a pandemia da Covid-19, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) editou a resolução CFP nº 4 de 2020, que flexibiliza a atuação de forma remota e reforça a necessidade de cumprimento do Código de Ética e da obrigatoriedade do cadastro do profissional no e-Psi.

Os psicólogos também estão na linha de frente, junto com outros profissionais da Saúde, contribuindo nos cuidados necessários, neste contexto de isolamento social. "Nesse sentido, o novo cenário também alerta para como estamos lidando com a nossa saúde mental, o que demonstra a importância da psicoterapia em nossas vidas, auxiliando nos processos de autoconhecimento e na melhora das relações que mantemos conosco e com outras pessoas", conclui o professor. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook