Professora e alunas da Escola Santa Rita apresentam resultados do projeto 'O nosso lixo de cada dia'
Elas participaram de sessão da Câmara de São Miguel do Oeste e propuseram ações para melhorar coleta seletiva e situação de trabalho na Acomar.

Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

23/11/2021 - 18h01

A professora de filosofia Cristianes Amâncio e as alunas Monique Anessa Albreisch e Gabriela Aldrovandi Pomatti, do 2º ano da Escola de Educação Básica Santa Rita, participaram na última semana de sessão da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. Na ocasião, elas apresentaram o resultado do projeto “O nosso lixo de cada dia”, desenvolvido na escola e na Acomar, em que propõem melhorias para a coleta seletiva de lixo e nas condições de trabalho da Acomar.

Monique destacou que o projeto iniciou com os alunos assistindo ao documentário “Lixo Extraordinário”. Os estudantes então realizaram uma visita à Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de São Miguel do Oeste (Acomar), ocasião em que puderam “entender que o lixo é uma problemática que se faz presente em nossa cidade, e que cada cidadão deve se responsabilizar pelo seu lixo”. A estudante ressalta que esse dever envolve a “preservação do meio ambiente e empatia com aqueles que trabalham recolhendo o lixo que todos nós produzimos”.

A jovem destacou que o projeto levou o grupo a refletir sobre a destinação do lixo e a identificar o quanto a população precisa se conscientizar sobre a sua postura ao descartar os resíduos. “Mudamos também o nosso olhar para com as famílias que retiram o seu sustento desse ofício, que é de fundamental importância para a limpeza de nossa cidade e preservação do meio ambiente”, acrescentou Monique.

AÇÕES PROPOSTAS

A aluna Gabriela Pomatti apontou algumas ações propostas depois da visita à Acomar. Ela destacou que os estudantes puderam constatar que “os protetores do meio ambiente, coletores de materiais recicláveis, necessitam de melhorias em seus instrumentos de trabalho, como a substituição das atuais prensas, pois se encontram desgastadas com o tempo de uso, gerando altos custos de manutenção”.

A estudante afirma também que a associação necessita de uma nova empilhadeira, pois a atual se encontra em situação precária. Ela sugere também que o município “assuma maior responsabilidade no termo de cooperação em vigor entre o Município e a Acomar, como a participação mais efetiva da Assistência Social do município, destinação de EPIs em maior quantidade e qualidade, e alteração na forma de coleta de materiais recicláveis, com a colocação de contêineres pela cidade”.

O projeto também sugere a destinação de cestas básicas aos membros trabalhadores da Acomar, pelos trabalhos prestados em prol do meio ambiente e da limpeza do município, amenizando as oscilações dos preços pagos pelo material reciclado. Outra sugestão apontada é que o município retome as campanhas de conscientização ambiental nas escolas e comunidades. “Cabe ao município promover a conscientização política para a proteção do meio ambiente, criando instrumentos adequados para educação ambiental como processo permanente em todos os níveis de ensino, promovendo campanhas públicas, educativas e incentivadoras dos benefícios e demais orientações da coleta seletiva de lixo”, aponta Gabriela.

A apresentação ocorreu no início da sessão do dia 18 de novembro. Após a fala, a diretora da escola, Derian Naue Teixeira, entregou um certificado de agradecimento ao presidente da Câmara, Vanirto Conrad, pelo espaço cedido.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook