Profissionais identificam plantas do horto medicinal de São Miguel do Oeste

23/03/2021 - 17h25

O Horto Medicinal, da Prefeitura de São Miguel do Oeste, foi o cenário escolhido para um recente encontro de profissionais que têm buscado levar mais saúde e qualidade de vida à população do município.

A intenção do encontro, segundo a técnica agrícola e coordenadora das hortas comunitárias e do horto medicinal em SMO, Kelin Bedin, foi fazer uma seleção das plantas mais utilizadas para que se faça o plantio em maior quantidade, e que as mesmas futuramente sejam manipuladas, através do projeto “Farmácia Viva”, que está em implantação. “O horto foi planejado, a fim de concretizar este projeto e outras práticas integrativas, na tentativa de diminuir a medicalização tradicional”.

A agricultora terapeuta, Ilani Toigo, que trabalha com o turismo rural num horto de mais de 500 espécies catalogadas, no município de Caibi, foi chamada para participar deste dia de conversa e contribuir na identificação das plantas. “A meu ver, este horto de São Miguel tem tudo para dar certo, pois percebo que os envolvidos já realizam um trabalho junto às escolas, com as crianças, nesta linha dos fitoterápicos”.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Piscicultura, Antônio Orso, disse que foi um momento importante em que estiveram reunidos conhecimentos de várias áreas através dos profissionais. “Precisamos trabalhar para buscar e oportunizar o equilíbrio integral do ser humano e seu bem estar”.

O encontro foi organizado por Kelin, e teve ainda a participação da extensionista social da Epagri, Leonilda Villani, do enfermeiro da Secretaria da Saúde, Júlio Vian, da bióloga e Mestre em Biologia Vegetal, Luciana Gnigler, e da farmacêutica da Secretaria de Saúde, Camila Lorencett.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook