Luzes brilhantes no céu chamaram a atenção de pessoas em diversos pontos do Brasil.
1. Superlua iluminou o céu no início do mês de março em Santa Catarina. O fenômeno ocorre quando a Lua atinge o ponto da órbita mais próximo da Terra, que se alinha com o satélite natural, criando um eclipse lunar total.
2. Na noite do dia 12 de agosto, luzes brilhantes no céu chamaram a atenção de pessoas em diversos pontos do Brasil. As luzes são pequenos satélites artificiais lançados da Terra por foguetes. A constelação de satélites faz parte de um projeto chamado Starlink, da empresa norte-americana SpaceX.
3. O vídeo de um meteoro cruzando o céu de Florianópolis viralizou nas redes sociais na noite de 26 de agosto. O corpo celeste foi registrado da direção norte para sul e gravado do Sul da Ilha de Santa Catarina.
4. No dia 2 de outubro, os moradores da Grande Florianópolis perceberam o sol refletindo de uma forma mais “alaranjada”, com o céu encoberto por nuvens. O fenômeno ocorreu por conta das queimadas que aconteceram no Centro-Oeste do Brasil, Argentina, Paraguai e Amazonas.
5. A ativação de lasers promovida pelo DJ Alok, na noite de 2 de novembro, na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, decepcionou quem foi até o local para acompanhar o espetáculo. Na internet, as críticas viralizaram em função da demora ou pela baixa potência das luzes. O DJ acabou se desculpando pelo evento nas redes sociais.
6. Uma nuvem em formato de funil chamou a atenção de moradores de Itajaí no dia 11 de novembro. . O fenômeno se forma quando há muita umidade no ar e calor, de acordo com Marinho Stringari, gerente de Prevenção da Defesa Civil de Itajaí. Quando um fenômeno assim ocorre no mar, ela se transforma na chamada “tromba d’água”.
7. A chamada Sheld Cloud, nuvem altamente tempestuosa, foi registrada na praia dos Açores, em Florianópolis, no dia 12 de dezembro. A formação traz a possibilidade de temporais, vendavais e até granizo.
8. Um eclipse solar foi registrado no dia 14 de dezembro. O fenômeno natural é um dos mais apreciados no mundo. O evento natural ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra. Em Santa Catarina, foi possível observá-lo de forma parcial.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook