Rumo aos EUA, furacão Dorian ganha força e passa à escala mais destruidora

01/09/2019 - 10h32
O furacão Dorian é agora classificado como de categoria 5, anunciou o Centro de Furacões em Miami na manhã deste domingo (1º). Os ventos do furacão atingem uma velocidade de 257 km/h.

"O olho desse furacão catastrófico está prestes a atingir as ilhas Abaco [nas Bahamas] com ventos devastadores", anunciou o centro no Twitter. Ventos de 56 km /h já foram registrados nas ilhas.

O noroeste das Bahamas podem receber entre 38 e 50 cm de chuva até o fim desta semana, com alguns lugares isolados recebendo até 76 cm. Tempestades potencialmente fatais são esperadas. O furacão segue lentamente e está perdendo velocidade, segundo as previsões, e a área de alcance dos ventos do Dorian está aumentando.

"A situação é muito perigosa nas Bahamas", afirmou o diretor do Centro Nacional de Furacões, Ken Graham, durante transmissão ao vivo neste domingo (1º).

No centro das ilhas, o volume de chuva deve ficar entre 5 e 10 cm até o fim da semana, com alguns lugares recebendo até 15 cm. É o mesmo volume de chuva esperado para a costa do Atlântico, desde a península da Flórida até o estado da Geórgia, nos Estados Unidos.

O olho do furacão está a cerca de 360 km a leste de West Palm Beach, na Flórida, anunciou o centro. Até a última atualização, não havia previsão de quando ou onde, exatamente, o furacão tocaria o solo, o que pode não acontecer.

Mais cedo, os modelos de previsão de rota apontavam que o Dorian faria uma curva para cima na próxima terça (3) ou quarta (4), informou a CNN, mas não se sabia exatamente quando. Isso poderia fazer a diferença entre o furacão tocar ou não o solo.

Mesmo assim, outras partes dos EUA devem ter grandes quantidades de chuva até o fim da semana. Nas Carolinas do Sul e Norte, pode haver entre 15 e 25 cm de chuva, com alguns lugares recebendo até 38 cm.

As chuvas podem causar inundações rápidas e potencialmente fatais, alertou o centro de furacões.

Entenda as categorias dos furacões

Meteorologistas usam uma escala para determinar a intensidade dos ventos de furacões (escala de Saffir Simpson), levando em conta também o dano material estimado. Veja abaixo:

Categoria 1: ventos de velocidade entre 119 e 153 km/h;
Categoria 2: ventos de velocidade entre 154 e 177 km/h;
Categoria 3: ventos de velocidade entre 178 e 208 km/h (a partir daqui, já é classificado como furacão "poderoso");
Categoria 4: ventos de velocidade entre 209 e 251 km/h (categoria do furacão Maria, que atingiu Porto Rico em 2017 e deixou mais de 4,6 mil mortos).
Categoria 5 (Dorian): ventos de velocidade a partir de 252 km/h.

  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook