Rússia lança onda de ataques com drones na Ucrânia em véspera de feriado

Andre Luis Alves/Anadolu Agency via Getty Images

Andre Luis Alves/Anadolu Agency via Getty Images

08/05/2023 - 10h39

A Rússia lançou dezenas de mísseis e drones contra Kiev e outras cidades ucranianas, em meio à crescente preocupação com a segurança na usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa.

O último ataque aéreo ocorre quando Moscou se prepara para comemorar o Dia da Vitória, um importante feriado russo que marca o aniversário da derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial e geralmente inclui uma parada militar na Praça Vermelha.

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas devido aos ataques aéreos na capital na manhã desta segunda-feira (8), disseram autoridades da cidade, enquanto mísseis russos deixaram um depósito em Odesa cheio de comida em chamas. Explosões foram relatadas em várias outras regiões ucranianas.

A Rússia também intensificou o bombardeio das ruínas de Bakhmut , de acordo com o principal general da Ucrânia encarregado da defesa da cidade, já que espera obter ganhos antes do feriado de 9 de maio. Outrora conhecida como uma cidade de mineração de sal, Bakhmut é vista pelos russos como um alvo importante para garantir seu avanço para o leste.

Testemunhas disseram à agência de notícias Reuters que ouviram várias explosões em Kiev, enquanto autoridades locais diziam que os sistemas de defesa aérea estavam repelindo os ataques.

Três pessoas ficaram feridas em explosões no distrito de Solomyanskyi, em Kiev, e outras duas ficaram feridas quando destroços de drones caíram no distrito de Sviatoshyn, ambos a oeste do centro da capital, disse o prefeito Vitali Klitschko em seu canal de mensagens Telegram.

A administração militar de Kiev disse que no distrito de Shevchenkivskyi, no centro da cidade, destroços de drones pareciam ter atingido um prédio de dois andares, causando danos, e também caído em uma pista do aeroporto de Zhuliany, um dos dois aeroportos de passageiros da capital ucraniana.

Serhiy Bratchuk, porta-voz da administração militar de Odesa, postou em seu canal no Telegram fotos de uma grande estrutura totalmente consumida pelas chamas no que ele disse ser um ataque russo a um armazém, entre outros.

Depois que os alertas de ataque aéreo soaram por horas em cerca de dois terços da Ucrânia, também houve relatos da mídia sobre sons de explosões na região sul de Kherson e na região de Zaporizhia, no sudeste, onde o complexo nuclear de Zaporizhzhia está localizado.

>>> PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • CNN Brasil



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook