O Município de São Miguel do Oeste, por meio do setor de
Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, já realizou mais de 650
testes para detecção de coronavírus. Nesta semana, mais de 100 trabalhadores da
saúde assintomáticos serão testados.
O enfermeiro Marcos Bortolanza enfatiza que a testagem tem se mostrado a melhor forma de manter um controle sobre os casos de covid-19, isolando pessoas que possam estar contaminadas e evitando casos mais graves da doença.
Somente entre os dias 11 e 14 de maio, foram aplicados 96 testes rápidos em pacientes que estiveram em isolamento domiciliar entre 20 de março e 20 de abril. Também foram realizados 127 testes em trabalhadores da saúde, ente os dias 27 e 29 de maio.
Esta semana, cerca de 110 outros trabalhadores da saúde serão testados. Na segunda quinzena deste mês, serão chamadas mais de 420 pessoas assintomáticas, cadastradas nos ESFs do município, para realizarem a testagem, com o intuito de avaliar a incidência local da contaminação.
“Além destes testes, todos os casos sintomáticos avaliados por médicos da UPA, Centro de Triagem ou nos hospitais, também são encaminhados para testagem, conforme avaliação médica e da equipe da Vigilância Epidemiológica. Este conjunto de dados serve como base para um estudo, em parceria com a Unoesc, e auxiliam o poder público municipal e o Comitê de Crise na tomada de decisões”, salienta Bortolanza.
Todas as pessoas que testam positivo para covid-19, assim como aqueles que residem em suas casas, são monitorados e permanecem em isolamento até que o risco de contaminação para outras pessoas seja afastado.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook