Saúde realiza atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais
De segunda (22) a quinta-feira (25), quem trabalha durante o dia terá a oportunidade de fazer o teste rápido de Hepatite B e C, das 17h às 19h30, na sede da Secretaria de Saúde, em frente ao Cartório.

22/07/2019 - 09h47

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho. Nesta semana, de segunda (22) a quinta-feira (25), na sede da Secretaria, localizada na Rua Almirante Barroso, em frente ao Cartório, serão ofertados testes rápidos de Hepatite B e C.

Para participar, é preciso ter acima de 18 anos de idade e trabalhar durante o dia. O horário de atendimento será das 17h às 19h30, sendo que os cadastros iniciarão somente às 17h. É necessário levar um documento com foto. Não é preciso estar em jejum.

A enfermeira Juliana Pinheiro, coordenadora do Departamento IST/Aids/Hepatites Virais salienta que os resultados ficarão prontos em aproximadamente 20 minutos. Para esta ação, a Secretaria de Saúde conta ainda com o apoio do Rotary Club, que estará trabalhando a questão da prevenção a estas doenças.

Para o público em geral, os exames para detecção de Hepatite B e C, além de Aids e Sífilis, estão disponíveis toda segunda e quinta-feira, das 08h às 10h30, no Departamento IST (junto à Secretaria de Saúde), e das 15h às 16h no laboratório municipal (junto à Unidade Central de Saúde). Também podem ser realizados nos postos de saúde dos bairros, sendo que para este caso é preciso informar-se sobre o horário de cada um.

No início deste mês de julho, Juliana também proferiu uma palestra sobre o assunto a todos os agentes comunitários de saúde, a fim de que os mesmos disseminassem as informações para a população durante as suas visitas.

“É de suma importância que quem ainda não fez este exame aproveite a oportunidade para efetuá-lo, tendo em vista que a Hepatite é uma doença assintomática e silenciosa e temos uma epidemia concentrada de Hepatite B em nossa região”, salienta a enfermeira.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook