Saúde regulamenta competições de futebol em Santa Catarina

06/07/2020 - 20h10

Nesta segunda-feira, 6, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, assinou a portaria nº 466, que regulamenta as competições de futebol profissional no Estado de Santa Catarina e permite a retomada dos jogos, desde que atenda regras sanitárias rígidas e específicas.

Não será permitida a presença de público nos estádios, por exemplo, assim como os clubes deverão atuar com número reduzido de funcionários em dias de jogos é proibida qualquer tipo de aglomeração de torcedores e torcidas organizadas. As conversas com os clubes de futebol já eram feitas há semanas com representantes médicos das entidades.

A portaria cita também que todos os atletas e trabalhadores devem ser submetidos à avaliação antes de cada treino e jogo, limita o uso de áreas comuns e requere que avaliações médicas sejam constantes. A regulamentação também proíbe acesso ao gramado de integrantes da imprensa que não sejam os cinegrafistas das emissoras detentoras das transmissões.

Retorno do futebol reuniu Polícia Militar e torcidas organizadas

O subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes, se reuniu nessa segunda-feira com representantes das torcidas organizadas dos clubes de futebol profissional do Estado. O objetivo foi apresentar as restrições aos torcedores em consequência da epidemia de Covid-19 e tirar dúvidas das associações sobre do que será permitido no retorno do Campeonato Catarinense.

Mais de 10 representantes das organizadas, juntamente com os comandantes dos batalhões onde há jogos oficiais, estavam presentes virtualmente, já que a reunião foi por videoconferência. O coronel Pontes apresentou as limitações oficializadas com a Portaria nº 466, da Secretaria de Estado da Saúde.

Além de não ter a presença de público nos jogos, só poderão estar nos estádios atletas, dirigentes e profissionais que trabalham diretamente com o evento, como imprensa e segurança privada. Não será permitida aglomeração no entorno dos estádios, bem como o comércio de bebidas alcoólicas e ambulantes.

Os representantes puderam tirar dúvidas e elogiaram a iniciativa da Polícia Militar. Segundo Rosangela da Silva, responsável pela torcida “Elas”, do clube Figueirense, “a reunião entre PM e as torcidas foi essencial para a paz nos estádios e a melhoria no comportamento das organizadas”.

Ao final do encontro, o coronel Pontes destacou a responsabilidade dos representantes de torcidas no processo. “Aproveitamos para repassar essas orientações e a importância que as torcidas tem de informar e nortear os seus associados para que o campeonato possa reiniciar com tranquilidade”, conclui.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook