SC deve ter mais de 700 vagas no programa Médicos pelo Brasil

03/08/2019 - 10h12

Santa Catarina deve ter 719 vagas no Programa Médicos Pelo Brasil, anunciado pelo governo federal na quinta-feira (1º). Ele vai substituir o Mais Médicos. As contratações devem ocorrer a partir de março de 2020.

Na quinta, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), assinou a medida provisória que cria o programa Médicos pelo Brasil. No total, a iniciativa terá 18 mil vagas, das quais cerca de 13 mil em cidades com dificuldade de acesso a médico.

Mais vagas

Atualmente, Santa Catarina tem 571 vagas no Mais Médicos. Para decidir o número de médicos contratados, o Ministério da Saúde levou em consideração dados repassados pelas prefeituras sobre o número de moradores beneficiados por programas sociais, como, por exemplo, o Bolsa Família.

As regras do Médicos pelo Brasil vão priorizar cidades menores e com altos índices de vulnerabilidade social, segundo o governo.

"Nós fomos ao Ministério da Economia, ao Ministério da Cidadania. Conseguimos pela primeira vez na história da Esplanada juntar dados do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], do Bolsa Família e do Cadastro Único ao cadastro da saúde e conseguir ter essa identificação de quem tem vulnerabilidade e quem não tem", disse o secretário de Gestão do Ministério da Saúde, Erno Harzheim.

Os salários vão variar entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. Quanto mais difícil o acesso ao município, mais o médico vai ganhar.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook