SC tem 34 casos de sarampo confirmados em 2019; campanha de vacinação vai até 25 de outubro

14/10/2019 - 18h39

Santa Catarina tem 34 casos confirmados de sarampo em 2019, conforme boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado nesta segunda-feira (14). Um aumento de 30% no número de casos em 10 dias.

Todos são considerados importados, pois os pacientes tiveram contato com pessoas de São Paulo e do Paraná, onde há surtos. Uma campanha de vacinação destinada a crianças menores de 5 anos ocorre até 25 de outubro.

Dos 34 casos, três são de tripulantes de um navio que atracou em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, em fevereiro. Os demais estão distribuídos nas cidades de:

-Florianópolis - 17 casos

-Barra Velha - três casos

-Joinville e Palhoça - dois casos cada

-Guaramirim, Balneário Camboriú, Schroeder, Guabiruba, São João Batista, Imbituba e Concórdia - um caso cada

Campanha de vacinação

Começou em 7 de outubro a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Nesta etapa, serão imunizadas crianças menores de 5 anos, a partir dos 6 meses de idade, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). A campanha vai até 25 de outubro. O Dia D será em 19 de outubro.

Crianças entre 6 e 11 meses devem tomar a chamada "dose zero", que é uma dose extra da vacina. A orientação é do Ministério da Saúde, que afirma que bebês nessa faixa etária têm mais chances de terem casos graves da doença ou de morte.

Os pais ou responsáveis devem procurar as salas de vacinação. Santa Catarina recebeu recebeu cerca de 300 mil doses para este mês.

Entre 18 e 30 de novembro, começará uma nota etapa da campanha, em que serão vacinados adultos entre 20 e 29 anos.

Sarampo

A doença é causada por um vírus, que se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Segundo a Dive-SC, os sintomas são:

-Infecção nos ouvidos

-Diarreia

-Vômito

-Hemorragia

-Alterações neurológicas (convulsões e dores de cabeça)

-Pneumonia bacteriana secundária

-Hepatite

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook