Secretaria Nacional de Defesa Civil reconhece situação de emergência por causa da estiagem em Anchieta

28/07/2020 - 21h39

Uma portaria da Secretaria Nacional da Defesa Civil publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (28) reconhece a situação de emergência de Anchieta, no Oeste catarinense, em função da estiagem. Conforme a prefeitura do município de população estimada de 5,6 mil habitantes, os prejuízos estimados são de R$ 6,1 milhões.

A administração municipal decretou situação de emergência no dia 27 de abril e a homologação por parte do governo de Santa Catarina ocorreu em 30 de junho.

O prefeito Ivan Canci (PT) disse que ainda não sabe qual o valor do recurso que a União vai liberar para ajudar o município e nem quando isso vai ocorrer. "Recebemos uma ligação hoje do Governo Federal dando as instruções sobre como usar o sistema para fazer as solicitações", disse.

As chuvas dos últimos meses ajudaram a melhorar a situação, elevando o nível do Rio Arroio Primeiro de Janeiro, que abastece o município, e as comunidades rurais, que foram as mais afetadas pela seca que atingiu o município.

"Tivemos chuva depois que quase cinco meses. Ainda está abaixo da média, mas tem chovido", disse o prefeito.

Durante o período da seca, a administração municipal precisou usar água de açudes para abastecer a cidade. Na zona rural, também foi necessário o transporte de água de um poço artesiano da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

O prefeito diz que a intenção, com o decreto de situação de emergência, é conseguir recursos para tentar atenuar os problemas, a fim de que o município tenha melhores condições caso haja uma nova estiagem como essa última.

"Precisamos recuperar a mata ciliar, aumentar a capacidade de reserva de água nas cabeceiras e na barragem do rio Arroio Primeiro de Janeiro. No meio rural não tem muita solução, mas temos que melhorar a questão dos açudes", disse o gestor.

Estiagem em SC

O governo do estado chegou a fazer uma operação para auxiliar os municípios catarinenses no enfrentamento dos efeitos da seca deste ano. Levantamento do próprio estado é de que mais de 115 prefeituras decretaram situação de emergência em função do problema.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook