SMO: Proposições tratam sobre comercialização de milho, tarifas e impostos

Ravier Centenaro pede liberação de armazéns para comercialização de milho | Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Ravier Centenaro pede liberação de armazéns para comercialização de milho | Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

27/09/2021 - 12h59

O vereador de São Miguel do Oeste, Ravier Centenaro (PSD), apresentou uma moção de apelo solicitando que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) faça a liberação de armazéns credenciados para o recebimento e comercialização em balcão de milho aos produtores. Conforme Centenaro, a moção de apelo faz coro a ofício do Conselho das Entidades do Extremo-Oeste de Santa Catarina, e cita que as regiões Oeste e Extremo-Oeste são produtoras de suínos, frangos e leite, com importante participação no volume de exportações, inclusive.

“Essa produção intensa exige, por consequência, uma maior demanda por grãos. E o único armazém em operação está localizado na cidade de Campos Novos. Com o preço elevado do milho, a aquisição acaba se tornando inviável, pois além do custo do produto, ainda é necessário arcar com o custo do transporte. Além de reduzir os custos na aquisição de grãos, a disponibilização de armazéns mais perto das cidades do Oeste e Extremo-Oeste do Estado vai auxiliar a reduzir as perdas causadas pela estiagem, que ano após ano afetam nossa produção”, ressalta o vereador.

A moção, aprovada na última sexta-feira (24), foi enviada à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

ENERGIA ELÉTRICA

Vanirto Conrad (PDT) apresentou moção de apelo solicitando a não aplicação pela Celesc do índice de 5,65% de aumento nas tarifas de energia elétrica definidos pela Aneel. O vereador também pede a extinção da tarifa bandeira vermelha nas contas de energia elétrica dos consumidores de Santa Catarina. Ao justificar o pedido, o vereador cita a situação econômica das famílias em decorrência da pandemia de Covid-19; ressalta que muitas indústrias ainda não se recuperaram dos prejuízos e que muitas pessoas perderam o emprego.

“Portanto, diante das dificuldades que vêm passando as famílias catarinenses e as indústrias de pequeno médio e grande porte devido à pandemia, solicitamos que seja usado o bom senso e que não sejam repassados os índices nas contas de energia elétrica, pois irão trazer dificuldades para as famílias e para toda cadeia produtiva do nosso estado”, ressalta Vanirto.

A moção foi enviada ao governador Carlos Moisés da Silva, ao diretor presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, e ao presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal.

TRIBUTOS MUNICIPAIS

Valnir Scharnoski (Nini – PL) e Silviano Antônio Machado (Buffo – MDB) indicam ao Executivo Municipal que encaminhe projeto de lei ao Legislativo versando sobre a redução dos tributos municipais de São Miguel do Oeste. Os vereadores justificam que “o aumento substancial e abrupto dos tributos trouxe uma série de transtornos à população, que se viu sem condições de quitar os vencimentos nos prazos determinados”. O pedido será enviado ao prefeito.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook