Divulgação/Sicoob/Leandro Augusto Hamester – Jornalista correspondente
O Rio Grande do Sul vive dias muito difíceis, consequências
devastadoras das cheias que atingem todo Estado. Muita destruição e perdas
irreparáveis afligem o povo gaúcho e, diante disso tudo, o Sicoob mobiliza
ações de solidariedade à sociedade e de apoio aos seus cooperados.
O presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, acompanhado
do diretor comercial da cooperativa, Marcelo Trevisan, deslocaram-se do Oeste
catarinense ao Rio Grande do Sul para acompanhar de perto as necessidades locais.
Eles estão visitando todas as 20 agências da cooperativa no Estado, com atenção
especial às áreas atingidas pelas enchentes, conferindo in loco quais são as principais carências nesses municípios a
partir de relatos dos associados, funcionários e lideranças locais.
O roteiro iniciou na última semana pela Região Noroeste e
Vale do Taquari, retomando nesta terça-feira (14) na agência de Lajeado,
município que foi duramente atingido pelas cheias do Rio Taquari. O roteiro seguiu
na quarta-feira em Teutônia e depois pelas unidades da cooperativa na Serra e
no Vale do Caí.
“O Sicoob
abriu duas frentes de trabalho diante desse cenário de dificuldade. A primeira,
que arrecada fundos e que destina doações em cestas básicas, materiais de
higiene e limpeza para auxiliar essas famílias e empresários; e a segunda já
pensando na vida futura dessas pessoas, com linhas de crédito especiais e
outros benefícios para as pessoas que precisam recomeçar a vida e reconstruir
suas propriedades e negócios. Concomitantemente a isso, trabalhamos com a
repactuação para quem já tinha crédito contratado e teve que parar suas
atividades, uma realidade que encontramos muito aqui no Vale do Taquari”,
ressalta Fronchetti.
O presidente acrescenta que não serão feitos “pacotes”, mas
negociações individualizadas, a exemplo do que ocorreu no período de
dificuldades impostas pela pandemia. “Ao analisarmos caso a caso, certamente
teremos mais trabalho, mas ao mesmo tempo seremos muito mais assertivos,
equacionando com as entidades regulatórias a desburocratização desse processo,
assim como buscando a habilitação do Sicoob para linhas de crédito
disponibilizadas pelo governo. O desejo é de que todos consigam retomar suas
vidas, torcendo para que os rios não nos visitem mais tão rapidamente. É
preciso muita força para que as pessoas sigam em frente, e o Sicoob quer ser um
parceiro para ajudar nesta reconstrução, com os cooperados nos indicando suas
necessidades e a cooperativa se adaptando à essa realidade com soluções
possíveis”, acrescenta, visivelmente emocionado.
Campanha SOS Rio Grande do Sul
Com o objetivo de arrecadar doações em dinheiro destinadas à aquisição de alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, móveis, utensílios domésticos e material de construção que possam auxiliar as famílias na limpeza e reconstrução de suas casas e empresas, o Instituto Sicoob, em parceria com o Coopera e as cooperativas do Sicoob, estão desenvolvendo a Campanha de Doações Emergenciais SOS Rio Grande do Sul.
Paralelamente a isso, todas as agências da cooperativa fora
das áreas afetadas no Rio Grande do Sul e agências de Santa Catarina e do Paraná
estão apoiando e participando ativamente de campanhas locais em seus municípios,
cujos donativos arrecadados estão sendo destinados às cidades gaúchas.
O Sicoob
já utilizou recursos provenientes do Instituto Sicoob. O valor foi investido na
compra de donativos, como materiais de limpeza e de higiene pessoal, que foram
destinados pela cooperativa para entidades assistenciais e associações de
moradores de Lajeado e de Encantado.
Além disso, a agência de Lajeado adquiriu mais 125 cestas
básicas, fraldas descartáveis, materiais de higiene pessoal e de limpeza, que
foram direcionados ao CTG Tropilha Farrapa, CTG Bento Gonçalves e associações
de moradores que farão a entrega dos mantimentos para famílias dos bairros
Jardim do Cedro, Conservas, Santo Antônio e Morro 25. A compra desses materiais
também foi possível a partir da destinação financeira por meio do Instituto
Sicoob e beneficiou mais de 200 famílias lajeadenses.
COMO DOAR – Os cooperados
cadastrados no marketplace do Coopera podem realizar as doações com pontos
acumulados, cartão de crédito, pontos + cartão de crédito e Pix, por meio da
plataforma. As doações também podem ser realizadas por Pessoas Físicas e Jurídicas,
por meio da chave Pix 07147834000173, ou pelo banco 756, agência 0001 e conta
corrente 80.000.689-5, do Instituto Sicoob.
Essas doações podem ser realizadas até o dia 31 de maio. Para
a prestação de contas, a área de comunicação e marketing do Centro Cooperativo
Sicoob (CCS) divulgará, até o dia 12 de junho, os números e dados da campanha,
garantindo a transparência da destinação dos recursos doados. A campanha já
mobilizou mais de R$ 3 milhões e, para cada R$ 1,00 doado, o Sicoob acresce R$ 1,00,
até o montante de R$ 10 milhões.
Medidas emergenciais para cooperados
As cooperativas que integram o sistema Sicoob também estão implementando uma série de iniciativas emergenciais, que visam proporcionar alívio e apoio aos seus cooperados afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
LINHA DE CRÉDITO
ESPECIAL PARA PESSOA FÍSICA – Disponibilização de linha de crédito para Pessoa
Física no valor de R$ 10 mil para manutenção familiar, com prazo de 24 meses,
carência de seis meses e taxas subsidiadas pelo Sicoob;
LINHAS DE CRÉDITO
EMERGENCIAIS – Disponibilização de linhas emergenciais para Pessoa Física e
Jurídica em condições diferenciadas;
CRÉDITO RURAL –
Prorrogação dos vencimentos, por 180 dias, das operações vencidas e a vencer no
período de 29/04/24 a 31/05/24;
CARTEIRA BNDES/FINAME
– As parcelas a vencer em 15/05/24 serão prorrogadas ou renegociadas, conforme
regras do BNDES;
CRÉDITO IMOBILIÁRIO
– As parcelas a vencer em maio, junho e julho não serão exigidas no período
(pausa) e distribuídas nas parcelas futuras, sem alteração do vencimento final
do contrato;
RENEGOCIAÇÃO DE
DÍVIDAS – Poderão ser renegociadas em condições especiais, caso a caso,
atendendo aos melhores interesses do cooperado;
CRÉDITOS VENCIDOS
– Suspensão da cobrança de créditos vencidos e negativações por 90 dias;
PROAGRO – Criação
de um núcleo especializado para apoiar os produtores rurais que necessitarem
realizar pedidos de indenizações ao Proagro;
CONSÓRCIOS –
Serão acatados os pedidos de cancelamento de cotas de consórcios adquiridas em
abril e maio/24, com devolução imediata dos valores pagos; e haverá isenção da
tarifa de transferência de cotas de consórcio;
CARTÕES DE CRÉDITO
– Parcelamento das faturas de cartões de crédito vencidas e a vencer em
maio/24, com taxas reduzidas a zero, em até seis parcelas; isenção da cobrança
de multas pelo não pagamento da fatura de cartão vencida em maio/24; prorrogação
da data de vencimento dos cartões vencidos em maio/24, de posse dos cooperados,
até a normalização do envio de um novo plástico;
MÁQUINA DE CARTÕES
(SIPAG) – Isenção, por três meses, da Taxa de Desconto e da cobrança de
aluguel dos terminais;
SEGURO DE VIDA –
Prorrogação do prazo de cancelamento, por inadimplência, de 90 para 180 dias; indenização
do sinistro mesmo que o seguro esteja com parcelas em aberto no período, dentro
do novo prazo de 180 dias;
Para acessar esses benefícios, o cooperado deve procurar sua
cooperativa ou acessar os canais de atendimento do Sicoob: capitais e regiões
metropolitanas pelo fone 4000-1111; demais localidades pelo fone 0800-642-0000.
Novas medidas poderão ser incluídas e as existentes também podem sofrer alterações conforme regras definidas pelo governo e entidades regulatórias. O Sicoob também segue acompanhando as atualizações na busca por soluções, visando disponibilizar o melhor apoio possível aos cooperados.
- por
- Jornal Regional
- FONTE
- Créditos (texto/fotos): Leandro Augusto Hamester – Jornalista correspondente
- busca rápida
- Sicoob
- Solidariedade
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook