Suicídio é tema de ações do Setembro Amarelo

17/09/2019 - 16h27

Atividades alusivas ao Setembro Amarelo foram realizadas no último sábado (14), pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do CVV, Unoesc e outros.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida, com ações em diferentes esferas sociais, a fim de promover a saúde mental e dar visibilidade aos espaços que oferecem ajuda a quem precisa.

Conforme a coordenadora do CAPS, Silmara Fiore, as ações do sábado tiveram o envolvimento de um bom número de pessoas. Entre os serviços, aferição da pressão arterial, HGT, orientações e distribuição de material informativo. A equipe criou, de forma simbólica, um canteiro de flores representante as 31 pessoas de São Miguel do Oeste que se suicidaram.

Silmara ressalta que as equipes desenvolvem atividades durante todo o mês voltadas ao tema Suicídio, entre elas Palestras sobre Saúde Mental, capacitações para agentes comunitários de saúde e profissionais da Secretaria de Assistência Social, voltadas ao tema Suicídio, além de trabalhos nas escolas da rede municipal de ensino.

Nesta quarta-feira (18), a equipe estará palestrando para funcionários da JBS (Fábrica de Rações). Na quinta-feira (19), à tarde, será a vez da população do bairro São Sebastião, e no dia 24, as equipes da Aurora Alimentos, a partir das 13h30min.

“A primeira medida preventiva é a educação. Precisamos falar sobre o assunto, compartilhar informações, esclarecer, conscientizar, abrir espaço para campanhas e dar visibilidade ao assunto”, enfatizou a coordenadora do CAPS.



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook