Trabalhadores da Celesc fazem paralisação e atendimento fica comprometido

17/09/2019 - 14h36

Os trabalhadores das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) fazem uma paralisação nesta terça-feira (17), dia de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho. Com isso, segundo o Sinergia, as lojas de atendimento presencial estão fechadas e os serviços técnicos estão comprometidos.

Conforme o diretor do Sinergia Mario Jorge Maia, a adesão à paralisação é de 85% dos funcionários. 

Os trabalhadores estão desde as 6h em ato. A previsão é que os serviços fiquem interrompidos até as 17h, segundo o Sinergia.

"A pauta é o acordo coletivo de trabalho. Hoje ocorre a última rodada de negociação e queremos garantir que não ocorra a retirada de direitos", disse Maia. Entre os benefícios que a categoria pleiteia para serem mantidos estão estabilidade, auxílio estudante e auxílio funeral.

Ainda conforme o sindicato, os atendimentos de urgência e emergência seguem mantidos. São atendidas situações como de abalroamento de poste com cabo energizado no chão, bem como falta de energia em hospitais e delegacias.

A negociação segue nesta terça-feira e está prevista uma assembleia da categoria para votar os pontos do Acordo Coletivo de Trabalho na quinta-feira (19).

Celesc quer redução de benefícios

Em nota, a Celesc considerou "inoportuna a paralisação de parte dos empregados" e "lamenta o fato de a mobilização de hoje ter sido deflagrada antes do fim das rodadas".

"Nos últimos anos muitas adequações foram realizadas na Empresa nesse sentido, porém ajustes ainda precisam acontecer. São mudanças importantes, que passam, também, pela redução de benefícios concedidos aos empregados e que a discussão sobre esse tema se acalora ainda mais durante as negociações do Acordo", disse a empresa em nota.

A empresa ainda afirma que vai apresentar na reunião desta terça "novas propostas para as cláusulas ainda em discussão".

Serviço

A Celesc diz que o contingente mínimo para atendimento de ocorrências de emergência e os serviços essenciais estarão disponíveis. O contato pode ser feito pelo site da empresa, APP Celesc e nos telefones 0800 48 0120 (questões comerciais) e 0800 48 0196 (emergências na rede elétrica).

O consumidor também pode mandar um SMS para 48196 com a mensagem SEM LUZ + número da unidade consumidora por falta de energia.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook