Última semana para inscrições do Proesde, Programa que oferece bolsas de estudo de 100%

13/07/2020 - 19h22

Estão abertas até o dia 19 de julho, as inscrições para o programa de bolsas universitárias do Estado de Santa Catarina (Uniedu), no qual estão sendo oferecidas bolsas de 100% da mensalidade do curso de Graduação por meio do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde Licenciatura e Desenvolvimento). O cadastramento/recadastramento deve ser feito no site do Uniedu.

PROESDE LICENCIATURA

O Proesde Licenciatura objetiva promover a qualificação dos estudantes das licenciaturas para intervir e contribuir na qualidade da educação básica. Para isso, além da gratuidade na mensalidade, o acadêmico participará de um curso de extensão gratuito de 200 horas com certificação. O curso possibilita a articulação entre os cursos de licenciatura, e atividades desenvolvidas nas unidades escolares públicas de educação básica, fundamentada na Proposta Curricular de Santa Catarina. Podem se inscrever acadêmicos matriculados em cursos de Licenciatura (1ª Licenciatura).

PROESDE DESENVOLVIMENTO

O Programa tem o objetivo, por meio de atividades de Ensino, da Pesquisa e da Extensão, capacitar estudantes para tornarem-se agentes de desenvolvimento em suas regiões. Desta forma, além de receber a bolsa de 100% no curso de graduação, o estudante participará gratuitamente de um curso de extensão, cujas aulas são realizadas aos sábados (presencialmente e de forma remota) e também de visitas técnicas e seminários.

Especificamente, no caso do Proesde Desenvolvimento, as bolsas serão oferecidas para candidatos moradores ou oriundos dos seguintes municípios de Santa Catarina com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Abdon Batista, Abelardo Luz, Alfredo Wagner, Anita Garibaldi, Bandeirante, Bela Vista Do Toldo, Bocaina Do Sul, Bom Jardim Da Serra, Brunópolis, Calmon, Campo Belo Do Sul, Campo Erê, Capão Alto, Caxambú do Sul, Cerro Negro, Coronel Martins, Entre Rios, Frei Rogério, Imaruí, Ipuaçu, José Boiteux, Lebon Régis, Leoberto Leal, Macieira, Major Vieira, Matos Costa, Monte Carlo, Monte Castelo, Ouro Verde, Painel, Palmeira, Passos Maia, Ponte Alta, Ponte Alta Do Norte, Ponte Serrada, Rio Rufino, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São Cristovão Do Sul, São João Do Sul, São Joaquim, São José Do Cerrito, Timbó Grande, Urubici, Vargeão, Vargem, Vitor Meireles. Além disso, o candidato deve residir em Santa Catarina a pelo menos dois anos.

A intenção do Estado de Santa Catarina ao disponibilizar esses recursos é fazer com o que os municípios com baixo IDH possam se desenvolver por meio dos projetos que os alunos bolsistas realizarão ao longo do curso.

SOBRE A INSCRIÇÃO

Para concorrer às bolsas, tanto do Proesde Licenciatura como do Proesde Desenvolvimento, o candidato deve já estar matriculado no segundo semestre, em no mínimo 12 créditos, acessar o site do Uniedu e seguir o passo a passo. Após atualizar/fazer o cadastro e preencher a solicitação de bolsa, o candidato deve marcar a opção: aceito participar do Proesde e enviar pelo sistema todos os documentos solicitados.

O critério de seleção para as bolsas é o de carência socioeconômica, porém, o candidato deve estar ciente que se for selecionado terá que cumprir a carga horária do curso de extensão ofertado no programa para o qual se inscreveu e também a ter aproveitamento de 100% no curso de graduação.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook