O número de
brasileiros que usam a internet continua crescendo: subiu de 67% para 70% da
população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas.
Esse dado é parte da nova edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada
nesta quarta-feira (28), que afere dados sobre conexão à internet nas
residências do país. A pesquisa, feita anualmente pelo Centro Regional de
Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), é uma das
principais no país.
Veja outros destaques da pesquisa:
Nas regiões urbanas,
a conexão é um pouco maior do que a média: 74% da população está ligada à
internet;
Pela primeira vez, metade da zona rural brasileira está conectada — 49% da
população disse ter acesso à rede em 2018, acima dos 44% de 2017;
Também pela primeira vez, metade
da camada mais pobre do Brasil está oficialmente na
internet: 48% da população nas classes D e E, acima de 42% em 2017;
São 46,5 milhões de domicílios com acesso à internet, 67% do total;
Entre os usuários da internet, 48%
adquiriu ou usou algum tipo deserviço on-line,
como aplicativos de carros, serviços de streaming de filmes e música, ou pedido
de comida.
Segundo Winston Oyadomari, coordenador de pesquisas no Cetic, o Brasil
tem um crescimento importante nesses indicadores. "Países desenvolvidos na
América do Norte e Europa têm uso da internet de 80% pra mais. Países em
desenvolvimento, do leste europeu e árabes, ficam em torno de 50% a 60%. Isso
coloca o Brasil numa posição intermediária".
O pesquisador reiterou que a pesquisa do Cetic segue padrões
internacionais, mas a comparação para 2018 ainda não pode ser feita totalmente
porque os dados globais ainda não foram divulgados.
Para ele, há ainda muita margem para o acesso crescer no país — nos
grandes centros e também na região rural. O Brasil ainda fica atrás, em termos
de população conectada, de outros países da América do Sul, como Chile,
Argentina e Uruguai. "
Dominância do celular
Por mais um ano, o celular foi tido como o meio preferencial de acesso
dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 97% usou o celular como dispositivo de
acesso à internet — patamar muito parecido com o de 2017, que foi de 96%. Esse
dado inclui pessoas que usaram celular e computador e apenas celular.
Contando as pessoas que
usaram apenas o celular para se conectar, o percentual é de 56%.
O computador, porém, tem diminuído como dispositivo utilizado pelos
brasileiros para a conexão. Apenas 43% relatou ter usado um computador para
acessar a internet em 2018, queda em relação a 2017, quando a margem era de
51%.
O dispositivo era tido como meio de acesso por 80% em 2014 e sofreu
queda gradual desde então. No mesmo período aconteceu o triunfo do celular, que
era usado como meio de conexão por 76% em 2014.
O uso do aparelho é ainda mais acentuado entre a população mais pobre e
os que residem em regiões rurais. Na Zona Rural, 77% dos usuários de internet
se conectam exclusivamente pelo telefone e 20% usam celular e computador.
Nessas regiões do país, segundo Oyadomari, do Cetic, a conexão por
internet móvel é predominante, em relação às ligações por fibra ótica ou cabo
de TV. "A falta de possibilidade de acesso na área rural é citada por 44%
das pessoas como motivo para não acessar a internet. É um motivo
particularmente relevante para a área rural", disse.
Entre a população que
tem renda familiar de até 1 salário mínimo, o uso exclusivo do celular atinge
78% dos usuários, com 19% usando computador e celular.
Para pessoas com renda da família entre 1 e 2 salários mínimos, a
presença do computador aumenta, com 31% dos usuários utilizando ambos os
dispositivos. Mas ainda fica abaixo do celular como uso exclusivo, com 63%.
Para os mais ricos, que têm renda familiar acima de 10 salários mínimos,
o uso exclusivo de celular é feito por 17% dos usuários, enquanto que 80% usam
ambos celular e computador para se conectar.
Segundo Oyadamori, o desafio agora é entender se as camadas mais baixas
da população fazem uso apenas marginal da conexão e se estão precarizadas.
"Dentre a população usuária da internet, 89% utiliza quase todo
dia. Essa proporção nas classes D e E é de 78%. Eles também fazem menor uso de
todas as atividades, menos de mensagem em rede social", disse o
pesquisador.
E-commerce e serviços
A pesquisa também aferiu dados sobre comportamento dos usuários. Em
2018, 43,7 milhões de pessoas compraram pela internet no país, 34% do total de
usuários.
Outro dado aponta que
19% dos usuários divulgaram ou venderam produtos on-line.
Em termos de contratação de serviços on-line, 40,8 milhões de pessoas
pediram táxi ou um carro por aplicativo, o equivalente a 32% dos usuários.
Serviços de streaming de vídeo foram contratados por 28% e de música por
8%. Sites e aplicativos para pedir comida tiveram adesão de 12%, enquanto que
3% usaram a internet para contratar algum tipo de serviço financeiro, como
seguros ou empréstimos.
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