Vacina contra a gripe liberada para toda a população a partir de segunda-feira (3)
2 mil doses estarão a disposição das pessoas.

01/06/2019 - 11h59

Encerra nesta sexta-feira (31), a Campanha de Vacinação contra a gripe, para os grupos prioritários. A partir de segunda-feira (03), toda a população de São Miguel do Oeste poderá receber a vacina.


Os profissionais da sala de vacinas, na Unidade Central de Saúde, e dos postos dos bairros Santa Rita, Agostini e Estrela, estarão disponibilizando as doses que ainda restam da Campanha de Vacinação, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).


De acordo com o secretário Leonir Caron, em São Miguel do Oeste, 80% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários foram vacinadas.


Caron ressalta que no ano passado, até o fechamento da campanha para os grupos prioritários, 68% da meta foi atingida.

 

Atendimento

Os horários de atendimento seguem da mesma forma da Campanha, na sala de vacinas do posto central, das 7h às 19h, e nos postos dos bairros Estrela, Agostini e Santa Rita, no período da manhã, das 7h30min às 11h30min.

 

Cuidados e prevenção

Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; a higienização também é importante depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.


Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento precoce com Oseltamivir (Tamiflu) reduz tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da influenza e está disponível em todas as unidades de saúde e hospitais de Santa Catarina.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook