Veja o melhor horário para conferir o eclipse solar em SC

12/12/2020 - 09h26

Os moradores de Santa Catarina poderão ver, de forma parcial, o último eclipse solar de 2020. O fenômeno está marcado para ocorrer no início da tarde da próxima segunda-feira (14). A informação é do portal timeanddate.com, site especializado em tempo. Quanto mais ao sul, a possibilidade de vê-lo é melhor.

Segundo o site, o eclipse solar total será visível de partes do Chile e da Argentina à tarde. Alguns locais no sul da América do Sul, sudoeste da África e Antártica acompanharão a fase parcial desse eclipse solar, se o tempo permitir.

A sombra da Lua passará pela Terra nas regiões Sul do planeta, na face voltada para o Sol. Ou seja, o Oceano Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Antártica, Sul da África e boa parte da América do Sul.

Isso significa que, nas cidades do Norte e Nordeste do Brasil, o eclipse será bem mais discreto do que nas regiões Sudeste e Sul. Em Florianópolis, por exemplo, o Sol ficará parcialmente escondido, com a Lua cobrindo quase metade do disco solar.

Para os habitantes da capital catarinense, o evento deve durar 2h43 e começará às 12h33 (horário de Brasília), com o máximo de escurecimento do Sol ocorrendo às 13h58, e encerra às 15h16.

Em Joinville, o evento astronômico deve durar 2h41 e a previsão é de começar às 12h34, com o escurecimento do Sol às 13h57, e finalizar por volta das 15h14.

No caso de Criciúma, no Sul do Estado, a previsão é que o fenômeno se inicie às 12h29 atingindo o pico às 13h55 e finalizado às 15h15.

Regra para observação

A principal regra é: nunca olhe diretamente para o Sol. Portanto, você deve se preparar com antecedência para ter em mãos os equipamentos necessários. Nada muito complexo: alguns utensílios domésticos costumam ser o suficiente.

A maneira mais prática é usando óculos especiais para eclipses, que geralmente têm armações de papelão e filtros solares para formar as lentes.

Se você não conseguir um desses, ainda pode fazer um dispositivo “pinhole” com uma caixa de papelão e uma folha de papel alumínio. O método permite projetar a sombra do Sol em uma folha branca e ver o disco solar ficando sem um pedaço de sua circunferência.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook