Vendas para o Dia das Mães caem 13,6% no Estado, aponta pesquisa da FCDL

12/05/2020 - 11h35

O Dia das Mães mostrou que é uma data forte para o varejo mesmo em plena pandemia. O setor registrou queda de 13,6% nas vendas frente ao mesmo período do ano passado, mas foi uma retração menor que a esperada para este período atípico, informou a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC). Segundo o presidente da federação, Ivan Tauffer, o comércio mostrou que ‘respira’, apesar da queda nas vendas.

- O empreendedor catarinense está exibindo sua capacidade de se reinventar e de criar formas para sensibilizar o consumidor. A queda era inevitável, mas ficou abaixo das estimativas – avalia Tauffer. 

Conforme o empresário, as vendas por carnês de lojas, aquelas em que a pessoa compra a prazo e vai mensalmente ao estabelecimento para pagar, tiveram queda menor do que vendas à vista e por cartão de crédito. 

- Nossos próximos meses representarão o maior desafio da história do varejo. Todos terão que se reavaliar integralmente e inovar como jamais o fizeram. O papel das CDLs será ainda mais importante neste cenário, oferecendo os meios para que os lojistas possam se reinventar – prevê o presidente da FCDL/SC.

Para se ter ideia de como o resultado do Dia das Mães aliviou o setor, no período de isolamento, quando o comércio ficou fechado no Estado, podendo vender apenas online, pesquisa da FCDL apurou que 40,2% das empresas tiveram perda de faturamento superior a 50% e 31,5% tiveram queda de 21% a 50%. Ainda no isolamento, a queda de vendas por carnês chegou a 53,53% frente ao mesmo período do ano passado. Mas na primeira semana de reabertura do comércio de rua, o recuo das vendas por carnês ficou em 9,48%. 

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