Vereadoras cobram medidas para tratamento da Covid-19 em São Miguel do Oeste
Cris Zanatta sugere criação de Centro de Reabilitação Pós-Covid, e Maria Tereza Capra pede ampliação de leitos de UTI ou instalação de hospital de campanha.

17/02/2021 - 08h08

A vereadora Cris Zanatta (PSDB) apresentou uma indicação em que solicita à Administração Municipal de São Miguel do Oeste que implante um Centro de Reabilitação Pós-Covid. A vereadora justifica que o objetivo é reduzir e tratar os impactos da doença em pessoas que positivaram e ficaram com sequelas respiratórias, motoras ou emocionais. “Há muitos relatos de pessoas que, após o tratamento para a covid-19, ainda sentem sintomas como fraqueza muscular, fadiga, falta de ar, palpitação, dificuldades de locomoção e equilíbrio, bem como alterações de humor e das funções cognitivas”, justifica a vereadora.

Cris sugere que o Centro de Reabilitação Pós-Covid conte com profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos. Por fim, sugere que a unidade ofereça outras abordagens de tratamento que contribuem positivamente na evolução dos quadros clínicos, como a aplicação de práticas integrativas e complementares em saúde.

A indicação, apresentada durante a sessão ordinária desta terça-feira (16), será enviada ao prefeito e à secretária municipal de Saúde.

AMPLIAÇÃO DE LEITOS

Maria Tereza Capra (PT) apresentou uma moção de apelo solicitando ao Governo do Estado que providencie com urgência a ampliação dos leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) para pacientes com covid-19 no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, e/ou providencie um hospital de campanha para o Extremo-Oeste.

A vereadora justifica que o Oeste Catarinense vive um colapso no sistema de saúde, por conta do novo coronavírus, e que a falta de vagas na UTI tem forçado a transferência dos pacientes para unidades hospitalares em outras regiões catarinenses. Capra cita que o Hospital Regional possui 18 leitos de UTI para pacientes com covid-19, além de 10 leitos para outras doenças.

“Diante do estado gravíssimo que se encontra nossa região, o Hospital Regional chegou a 100% de ocupação nos leitos destinados para o tratamento de covid-19. Solicitamos que o Governo providencie a ampliação dos leitos de UTI e/ou a instalação de um hospital de campanha, garantindo assim atendimento a todos os pacientes que enfrentam a covid-19”, afirma a vereadora. A moção será enviada ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés; ao superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro; e ao secretário de Saúde do Estado de Santa Catarina, André Motta.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook