VIVA BEM: Doença Cardiovascular na Covid-19

Ricardo Moreno – Cardiologista

Ricardo Moreno – Cardiologista

15/03/2021 - 08h08

Apesar da Covid-19 ser uma doença respiratória e o vírus SARS-COV-2 infectar predominantemente o pulmão, pacientes cardiopatas têm sido considerados os de piores prognósticos em relação à evolução da doença. A hipertensão arterial (HAS) tem sido a comorbidade presente em pacientes que evoluem mal, além de outras características clínicas como elevação dos marcadores cardíacos e possível infecção direta do coração pelo vírus, têm sido avaliadas.

Alguns fatores cardiológicos podem ter um pior prognóstico. Entre eles estão:

- HAS

- Obesidade

- Diabetes

- DPOC

- Câncer

- Doença renal crônica

- Troponina elevada

- BNP elevado

Covid-19 e Doença Arterial Coronariana (SCA)

A Covid-19 pode levar ao infarto do miocárdio, principalmente por dois mecanismos fisiopatológicos: a ruptura de placa aterosclerótica previamente estável e o aumento da demanda de oxigênio. Os sintomas de SCA em paciente com Covid-19 são semelhantes a pacientes sem a doença viral. Entretanto, idosos e doentes crônicos podem ter seus sintomas mascarados, por conta dos sintomas da infecção respiratória.

Covid-19 e injúria Miocárdica

A injúria miocárdica tem sido reportada com certa frequência na Covid-19. Parte considerável dos pacientes apresenta níveis elevados de troponina. Os pacientes com troponina elevada costumam ter mais comorbidades, exames laboratoriais mais alterados, maior acometimento pulmonar e maior mortalidade. A insuficiência cardíaca foi encontrada com certa frequência em paciente com Covid-19.

Covid-19 e Arritmias

As arritmias cardíacas não são patologias comuns nos pacientes com Covid-19. A inflamação pulmonar e febre podem gerar taquicardia sinusal nesses pacientes.

Covid-19 e Hipertensão (HAS)

A HAS tem sido observada como comorbidade comum em paciente que evoluem de maneira negativa à infecção por SARS-CoV-2.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste | Médico – Ricardo Moreno – Cardiologista - CRM-SC 14041 RQE Nº 13885 | Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook