Baixo nível do rio Uruguai dificulta travessia da balsa em Itapiranga

Foto Diogenes Di Domenico/Rádio Itapiranga

Foto Diogenes Di Domenico/Rádio Itapiranga

24/02/2020 - 16h34

O rio Uruguai em Itapiranga, no Extremo Oeste catarinense, está com rochas à amostra e criando prainhas. É possível visualizar em alguns trechos vários bancos de areia ou pedras. Com três metros abaixo do nível normal, a barca que faz a travessia de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul está enfrentando dificuldades de navegação. Para que o serviço de travessia do rio fosse mantido, a empresa responsável mapeou um traçado para desviar os rochedos

Segundo informações repassadas pelos operadores, a balsa e o rebocador estão pegando no fundo em alguns locais, sendo preciso até colocar peso na frente do rebocador para poder levantar a parte traseira para não enroscar a hélice nas pedras. Até mesmo os barquinhos de pescadores estão tendo dificuldades para navegar no rio Uruguai.

A situação é decorrente da falta de chuvas na região. Mesmo com dificuldades, a balsa que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul está operando normalmente. Para que o serviço de travessia do rio fosse mantido, a empresa responsável mapeou um traçado para desviar os rochedos.

Com cerca de 800 metros de largura na divisa entre Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS), o Uruguai é o maior rio da fronteira do Brasil com a Argentina. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Rede Peperi



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook