Bombardeio desconecta usina nuclear de Zaporizhzhia da rede ucraniana

por UkrInform

por UkrInform

26/08/2022 - 10h48

Incêndios causados ​​por bombardeios cortaram a última linha de energia restante da usina nuclear de Zaporizhzhia nesta quinta-feira (25), desconectando-a temporariamente da rede nacional da Ucrânia pela primeira vez em quase 40 anos de operação, disse a empresa de energia nuclear do país, Energoatom.

Crescem as preocupações internacionais sobre a segurança na maior usina nuclear da Europa. Ele foi ocupado pelas forças russas desde o início da guerra, e agora eles o estão usando para abrigar veículos e equipamentos militares.

A Casa Branca pediu à Rússia que concorde com uma zona desmilitarizada ao redor da usina, depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com seu colega ucraniano, Volodymyr Zelenskiy. Biden o parabenizou pelo 31º Dia da Independência do país, comemorado na quarta-feira, que também foi a marca de seis meses desde a invasão russa.

“Sei que é um aniversário agridoce, mas deixei claro que os Estados Unidos continuariam apoiando a Ucrânia e seu povo enquanto lutam para defender sua soberania”, twittou Biden após o telefonema.

As negociações estão em andamento para que o órgão de vigilância nuclear da ONU visite o local, e a principal autoridade nuclear da Ucrânia disse ao Guardian que os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica podem chegar até o final do mês.

Até então, os combates contínuos colocam a usina, e potencialmente grande parte da Europa , em risco. Um acidente nuclear poderia espalhar radiação por todo o continente.

A usina foi desconectada duas vezes da rede ucraniana na quinta-feira, depois que um incêndio nos poços de cinzas de uma usina a carvão próxima afetou a quarta e última conexão com os reatores da usina. Três outras linhas já haviam sido retiradas durante a guerra.

“As ações dos invasores causaram uma desconexão completa da usina nuclear de Zaporizhzhia da rede elétrica – pela primeira vez na história da usina”, disse Energoatom nesta quinta-feira (25)

O corte dessa conexão causou brevemente um apagão na região de Zaporizhzhia, disse Yevgeny Balitsky, o governador indicado pela Rússia para a área. A energia já foi restaurada.

Desconectar a usina da rede é perigoso porque aumenta o risco de falha catastrófica dos sistemas de refrigeração movidos a eletricidade para seus reatores e barras de combustível usado.

Durante a interrupção, a usina ainda recebeu suprimentos de eletricidade de uma linha de backup restante conectada à usina convencional próxima, disse a Energoatom. Havia três dessas linhas antes da guerra, mas duas foram cortadas.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook