Bombeiros de Guaraciaba combatem incêndio florestal de grandes proporções

10/09/2019 - 17h48

No dia 09 de setembro o Corpo de Bombeiros de Guaraciaba atendeu a três ocorrências de incêndio em vegetação rasteira, reflorestamento e vegetação nativa, sendo respectivamente nas linhas São Luís, São Vicente e Guataparema, todas no interior de Guaraciaba.

Destaque para o incêndio da Linha Guataparema interior do município de Guaraciaba, que teve solicitação no início da tarde para o atendimento de ocorrência de incêndio florestal.

Os trabalhos iniciaram de pronto e prosseguiram até às 2 horas da madrugada, quando depois de mais 12 horas de trabalho foi conseguido controlar o incêndio florestal.

O incêndio atingiu áreas de reflorestamento de eucaliptos e áreas de vegetação nativa, perfazendo uma área total de aproximadamente 45 hectares.

As condições meteorológicas, temperatura alta, baixa umidade relativa do ar e fortes ventos colaboraram para a propagação das chamas e dificultou a atuação dos profissionais do corpo de bombeiros, o terreno íngreme e sem acesso por estradas para a chegada de viaturas de combate a incêndios, dificultou ainda mais, uma vez que o combate tinha que ser feito com abafadores e bombas costais, transportadas a pé por longas distâncias. Além dos profissionais e da estrutura do Corpo de Bombeiros Militar de Guaraciaba, também participaram do atendimento da ocorrência bombeiros de São José do Cedro, de Anchieta e de  São Miguel do Oeste. No total entre bombeiros militares e bombeiros comunitários, 30 pessoas trabalharam, muitos, por mais de 12 horas no combate às chamas;

Para a melhor identificação das áreas e focos de incêndio, foi utilizado um drone da corporação, o aparelho foi importante para fornecer informações do ambiente, facilitando a definição das ações a serem tomadas no combate às chamas.

O incêndio em razão condições de terreno e meteorológicas, teve uma característica não comum em nossa região, que foi o incêndio de copa, isso ocorre quando o fogo se propaga pela copa das árvores, no local, em alturas superiores a 15 metros com alta capacidade de propagação e sem condições de combate direto.

Após o controle principal do incêndio e a realização de aceiros para contenção e proteção de residências e áreas ainda não afetadas, o local permaneceu sendo monitorado. Ainda no dia de hoje uma equipe atua na área para que não surjam novos focos.

Corpo de Bombeiros Militar de Guaraciaba alerta para o risco de incêndios durante esta época de pouca chuva, não apenas no período de geadas e estiagem, mas ao longo de todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar orienta a população para que não realize a prática queimadas em lixo, terrenos e pastagens. A ação pode gerar graves acidentes, pois o vento pode propagar as chamas.

A corporação recomenda também que se evite acender fogueiras em áreas de vegetação, além de não jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beira de estradas.

Ao avistar um incêndio em vegetação, a recomendação é ligar imediatamente para o telefone de emergência 193.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook