Câmara vota nesta terça projeto que autoriza cedência do Parque Rineu Gransotto para a Faismo 2019
Reunião entre organização da feira e vereadores esclareceu dúvidas sobre o evento, que acontece de 14 a 17 de novembro.

08/10/2019 - 10h16

O presidente da Câmara, vereador Everaldo Di Berti, anunciou que o Projeto de Lei 73/2019, que autoriza a realização de convênio entre o Município, Acismo e CDL para a realização da Faismo 2019, será votado em primeiro turno na sessão desta terça-feira (8). O projeto prevê a cedência gratuita do Parque Rineu Gransotto à Acismo e CDL para a realização da feira, que está programada para os dias 14 a 17 de novembro deste ano.

Di Berti anunciou a votação durante reunião realizada nesta segunda-feira (7), em seu gabinete, com vereadores e membros da Comissão Central Organizadora (CCO) da Faismo. Participaram, além de Everaldo, os vereadores Carlos Grassi, Cláudia de Oliveira (suplente em exercício no lugar de Cláudio Barp), Elias Araújo, Maria Tereza Capra e Odemar Marques, e o assessor Reges Dallasta, representando os vereadores Milto Annoni e José Giovenardi.

O presidente da Câmara ressaltou que o projeto está na Câmara desde julho, mas que não colocou em votação antes porque é preciso respeitar os prazos das comissões. Ele disse que há vereadores favoráveis à feira e outros contrários, mas que a democracia é assim e é preciso respeitar. Ele também convidou membros da organização da feira para se pronunciarem durante a votação do projeto de lei. A sessão começa às 19h.

DÚVIDAS DOS VEREADORES

A reunião foi marcada para esclarecer dúvidas dos vereadores sobre a Faismo. Durante a tramitação do projeto, a Comissão de Educação e Cultura (CEC) questionou a Prefeitura sobre os investimentos realizados no Parque de Exposições Rineu Gransotto em reformas e melhorias. A CEC, composta pelos vereadores Gilberto Berté, Maria Tereza Capra e Silvia Kuhn, também pediu a prestação de contas da última Faismo à Comissão Central Organizadora.

O presidente da CCO, Edenilson Zanardi, explanou sobre a arrecadação de recursos, os investimentos realizados e o empenho das entidades organizadoras para promover a feira. Ele afirmou que em outros municípios da região são as prefeituras que bancam as feiras, o que não é o caso desta Faismo, em que a Prefeitura de São Miguel do Oeste participa apenas como apoiadora e com a cedência do parque.

Zanardi explicou que quanto aos shows, haverá dois palcos. No palco 1, os shows estão a cargo da produtora, sem custos para a feira e com um dos dias (15 de novembro) com acesso gratuito ao público. Já no palco 2, que ficará localizado próximo à praça de alimentação, haverá artistas locais e regionais, que serão convidados por indicação da Secretaria de Cultura e Associação de Músicos de São Miguel do Oeste. Zanardi afirmou também que será aberto espaço para que todos os artistas interessados se inscrevam para apresentar. Ele enfatizou que o acesso à feira é gratuito todos os dias.

O presidente da CCO também ressaltou que a ideia é criar uma comissão permanente para organizar a Faismo, inclusive com a participação de um membro da Câmara de Vereadores. Por fim, pediu que o projeto que autoriza a cedência do parque à Faismo seja colocado em votação e aprovado pelos vereadores.

Outro questionamento respondido pela CCO foi quanto à cobrança de estacionamento. O empresário Carlinho Buratto, a pedido da CCO, explicou que a oferta de estacionamento pago pela feira representa uma arrecadação suficiente para o pagamento de despesas com segurança e, neste ano, também com limpeza. Ele ressaltou que há custos, como a contratação de cerca de 20 pessoas para cuidar e orientar os estacionamentos e o seguro para veículos. Ele também afirmou que dentro das áreas de estacionamento do parque cabem aproximadamente 1600 veículos, dos quais 600 vagas são reservadas para expositores.

Em sua manifestação, o vice-prefeito Alfredo Spier, que também é membro da CCO, defendeu os investimentos patrimoniais da Prefeitura no Parque Rineu Gransotto, ressaltando que estes são usufruídos pelas entidades lá estabelecidas e por toda a comunidade. Ele ressaltou que a Faismo visa ao crescimento do município e ao desenvolvimento regional.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook