Capacitações aprimoram pequenos negócios de Barra Bonita
Parceria entre Administração Municipal e Sebrae/SC disponibiliza consultorias, cursos e oficinas.

Foto: Divulgação/Prefeitura

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04/11/2021 - 05h40

Fortalecer o comércio local, fomentar o empreendedorismo, contribuir com o aprimoramento da gestão empresarial dos pequenos negócios e levar conhecimento para quem deseja iniciar sua empresa. Com esses objetivos a Administração Municipal de Barra Bonita, no extremo oeste catarinense, firmou parceria com o Sebrae/SC.

Até setembro de 2022 serão realizadas consultorias técnicas, tecnológicas e gerenciais sobre gestão empresarial nas empresas urbanas ou rurais e Curso de Administração de Pequenos Negócios aos gestores interessados, além de orientações para o atendimento das demandas de empresários e futuros empreendedores.

De acordo com o prefeito Agnaldo Deresz a pandemia da covid-19 provocou uma estagnação econômica e impactou algumas empresas do município. “Firmamos essa parceria para ajudar os negócios locais a voltar a crescer e a buscar novos mercados para seus produtos e serviços, além de orientar para atualização do layout da empresa ou para implementar estratégias de marketing. Enfim, queremos contribuir na evolução do mercado e na expansão das vendas”, explica.  

O trabalho será conduzido pela Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio. “Nosso município é pequeno. Atualmente temos 95 empresas ativas, conforme dados do Ministério da Economia. Desse número, 59 são MEIs, segundo a Receita Federal, o que representa 62,10% dos negócios locais. Por isso, a iniciativa contemplará todas que tiverem interesse”, antecipa o prefeito.

A primeira atividade realizada foi uma oficina para microempreendedores individuais (MEIs) formalizados ou em fase de formalização. No encontro foram abordadas algumas temáticas fundamentais para a gestão empresarial, como legislação, finanças e vendas. Os participantes esclarecem suas dúvidas sobre os benefícios da formalização, obrigações da modalidade jurídica, importância de manter a contribuição e os impostos em dia, como realizar o controle financeiro da empresa e como cativar e fidelizar seus clientes.

O próximo procedimento será a elaboração de um formulário que deverá ser preenchido pelos empresários locais. A intenção é identificar as principais demandas dos pequenos negócios para, posteriormente, o Sebrae/SC trabalhar individualmente essas necessidades em cada empresa interessada.

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  • Jornal Regional



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