Congresso de Agropecuária Inovadora emite carta e cria fórum de debate do setor

04/07/2019 - 16h12
Congresso de Agropecuária Inovadora, realizado pela  Associação dos Municípios do Extremo-oeste (Ameosc) e entidades parcerias, acontece nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), em São Miguel do Oeste. Em sua primeira edição, o evento analisa o cenário da atividade agropecuária, técnicas de gestão eficiente e conhecimentos inovadores para o desenvolvimento da agropecuária na região, considerando a sustentabilidade econômica, social e ambiental de nossas propriedades.

Mais de  200 pessoas, entre técnicos, especialistas e estudantes da área, oriundos dos municípios do Extremo-oeste, participam da analise do cenário da atividade agropecuária, apresentam e discutem técnicas de gestão eficiente e conhecimentos inovadores para o desenvolvimento da agropecuária na região, tendo como pilares a sustentabilidade econômica, social e ambiental das propriedades rurais.

Conhecimento 
O congresso foca na  disseminação de conhecimentos técnicos e científicos aos produtores rurais e técnicos da agropecuária da região, desenvolver competências técnicas organizacionais para a gestão administrativa e financeira das propriedades rurais, fazer um panorama da agropecuária no cenário nacional e internacional. Ainda, reconhecer a importância da conservação e composição física e química do solo. 

A discussão ainda é voltada à compreensão da  dinâmica da nutrição animal, identificar formas eficientes e viáveis de armazenamento de cereais nas propriedades, conscientizar os proprietários rurais nos cuidados preventivos para obter a sanidade dos animais. Incentivar a implantação de programas e aplicativos de informatização nas propriedades, visando a melhor organização de gestão administrativa e financeira;

Com as palestras, cases e mesas redondas, o Seminário propiciou conhecimentos que incentivam investimentos na produção de energias renováveis nas propriedades rurais, reconhecer os produtos da agropecuária regional com a marca de ID- Identificação Geográfica, visando a caracterização dos produtos de nossa região, oportunizando uma melhor divulgação e incentivo ao turismo regional. Por fim, comparou o cenário da produção agropecuária da região da Ameosc, em relação ao Estado de Santa Catarina.



Carta 
A partir desse encontro, além da criação de um Fórum para discussão de ações do setor, uma carta a ser encaminhada aos representantes e órgãos públicos do setor, além de representens políticos da região, afim de fortalecer o olhar para o desenvolvimento local.

Organização
O congresso é uma realização da Ameosc com apoio da Epagri, Cidasc, Instituto Federal de SC, UCEFF, Unoesc e Colegiado de Secretários e Técnicos Municipais de Agricultura da Ameosc. Ainda, colaboram com o evento Sebrae, Cooper Alfa, Núcleo Regional de Médicos Veterinários do Extremo-oeste de SC, MasterSol, Geração, Eurofrig, Sicoob, Gran Mestri, Cooper A1 e Cooperoeste.

  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook