Defesa Civil não descarta possibilidade de furacão no Sul do Brasil
Chegada de ciclone Yakecan ao Brasil deixa Defesa Civil em alerta.

Foto: Pixabay | Divulgação

Foto: Pixabay | Divulgação

17/05/2022 - 09h57

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizou na noite desta segunda-feira (16), uma coletiva de imprensa para informar os cuidados que a população deve tomar em relação ao ciclone subtropical que pode atingir a região Sul, principalmente os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir da manhã desta terça-feira (17).

O ciclone, nomeado de “Yakecan”, deve chegar ao Rio Grande do Sul na madrugada de terça, mas segundo a Defesa Civil o maior impacto no estado será sentido na madrugada de quarta-feira (18). A previsão é de que os ventos ultrapassem 100km/h no estado vizinho. Dessa forma, a Defesa Civil informou que deve elevar o alerta para nível vermelho caso os ventos se intensifiquem. O órgão não descarta que o fenômeno seja classificado como furacão nos próximos dias.

“Não há razão para nenhum pânico (…) Não chegamos nessa situação [de classificação como furacão], não está classificado como furacão, mas pode virar. Há uma possibilidade que isso aconteça em um ou dois dias”, afirmou Miguel Ivan, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ivan explicou que o fenômeno é classificado como furacão quando os ventos passam de 120km/h e são associados a outros fatores. Já uma tempestade tropical ocorre quando os ventos atingem 70/80 km/h e as tempestades subtropicais quando os ventos variam entre 100 e 120km/h.

Previsão para Santa Catarina

Em Santa Catarina, a previsão é que os ventos intensos e persistentes comecem a ganhar força na tarde de terça-feira (17), especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral catarinense. Entre a noite de terça e a manhã de quarta (18), rajadas de vento podem atingir acima de 100 km/h nos pontos mais altos da Serra e valores entre 60 e 90 km/h nos Planaltos e Litoral. Além disso, o ciclone favorece a condição de mar agitado a grosso e traz risco de ressaca e alagamentos costeiros em todo Litoral catarinense. Esta condição ainda deve ser agravada pela combinação da maré de sizígia, provocada pela lua cheia.

No momento, a expectativa das autoridades é que o ciclone se concentre apenas no mar, mas há a possibilidade que ele se aproxime da costa brasileira.

Ventos fortes

Durante a coletiva, a Defesa Civil Nacional alertou que ao longo da semana os fortes ventos podem causar destruição do litoral do Rio Grande do Sul até o Sul de São Paulo. Até o momento, a Marinha brasileira classificou o fenômeno como tempestade subtropical, devido a intensidade prevista do evento climático.

A tempestade pode causar destelhamento, queda de árvores e postes e interrupção de energia elétrica. A Defesa Civil alerta que a população evite sair de casa quando os ventos estejam muito fortes e orienta que residentes de áreas de risco envie um SMS para o número 40199, com o CEP da região onde mora para receber alerta.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook