EJA do SESI/SC celebra 25 anos e forma trabalhadores no Extremo-Oeste com cursos em São Miguel do Oeste e Itapiranga

Divulgação/Sesi Senai

Divulgação/Sesi Senai

08/10/2024 - 00h07

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI/SC está completando 25 anos em 2024, e na região Extremo-Oeste, novas turmas estão sendo formadas em São Miguel do Oeste e Itapiranga, oferecendo oportunidades de crescimento e qualificação para trabalhadores da indústria e a comunidade local. Com foco no Ensino Fundamental, essas turmas também incluem cursos qualificadores que visam preparar os alunos para o mercado de trabalho e proporcionar mais chances de empregabilidade.

Em São Miguel do Oeste, a turma da EJA, que iniciou no dia 24 de setembro, está cursando a qualificação para Almoxarife, com 30 alunos matriculados. A formação oferece não apenas o conteúdo regular do ensino fundamental, mas também uma capacitação prática, permitindo que os estudantes se qualifiquem para desempenhar funções logísticas e de controle de estoque, essenciais em diversos setores industriais e comerciais.

Já em Itapiranga, a turma, que começou no dia 30 de setembro, conta com 20 alunos no curso qualificador de Controlador e Programador de Produção. O curso, além de proporcionar a conclusão do ensino fundamental, prepara os estudantes para atuar em áreas de controle de processos produtivos, uma função cada vez mais valorizada nas indústrias modernas, que buscam eficiência e precisão em suas operações.

A atuação da EJA não se restringe apenas ao Extremo-Oeste. Nestes 25 anos, o SESI/SC já beneficiou mais de 100 mil pessoas em toda Santa Catarina. Desde sua criação, em 1999, a Educação de Jovens e Adultos do SESI tem elevado a escolaridade básica de trabalhadores da indústria e outras pessoas da comunidade, oferecendo uma educação de qualidade que se adapta às demandas dos alunos e do mercado de trabalho.

Nos últimos dois anos, 4 mil alunos concluíram alguma etapa da Educação Básica – Ensino Fundamental Anos Finais ou Ensino Médio – em todo o Estado, e atualmente, cerca de 7 mil estudantes estão matriculados no programa. O modelo da EJA do SESI permite que os alunos participem de aulas em horários flexíveis, conciliando suas rotinas de trabalho com os estudos, e possibilita a conclusão da Educação Básica em um tempo mais curto do que o ensino regular.

Outro diferencial do programa é a parceria com indústrias e prefeituras. Em seus 25 anos de história, mais de 500 indústrias catarinenses aderiram ao programa, oferecendo aos seus colaboradores a oportunidade de concluir os estudos e melhorar sua qualificação profissional. Além disso, 22 prefeituras no Estado firmaram parcerias com o SESI/SC, ampliando o acesso da comunidade à Educação de Jovens e Adultos, o que resulta em mais oportunidades de emprego para essas pessoas.

Um dos grandes diferenciais do SESI/SC é a EJA Profissionalizante, que alia a Educação Básica a cursos de educação profissional do SENAI/SC, oferecendo aos alunos uma formação completa. Os cursos profissionalizantes variam de acordo com a necessidade local e a demanda das indústrias, preparando os estudantes para atuar em diferentes áreas do setor produtivo.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook