FCF remarca estadual sem aval das prefeituras e volta do Catarinense vira incógnita
Entidade máxima do futebol de Santa Catarina marcou volta dos jogos no dia 8 de julho de 2020; confronto que abre essa retomada é formado por times que sequer tiveram aval para voltar aos trabalhos.

14/06/2020 - 17h57

Restando menos de um mês para o (re) início do estadual e, apesar das datas e horários já estipulados pela FCF (Federação Catarinense de Futebol), essa retomada ainda é uma incógnita. O futebol de Santa Catarina, se confirmada bola ao centro no dia 8 de julho, poderá ser o grande precursor do esporte bretão no Brasil.

Embora toda a euforia acerca da volta do futebol no estado – e em todo o País – os obstáculos que se avizinham são vários. Em Florianópolis, por exemplo, o prefeito Gean Loureiro já adiantou que não vê o futebol sendo praticado, ao menos nesse hiato de tempo, até o cronograma de jogos sugeridos pela entidade.

De acordo com a assessoria do município, o prefeito deve somente se manifestar sobre a retomada do futebol, após a volta do transporte coletivo que, ainda conforme repassado, terá que passar pela suas primeiras semanas de testes.

“O posicionamento [da prefeitura] é que não tem posicionamento. Depende de como vão se movimentar os números e, assim, vamos sentar e avaliar”, resumiu um integrante da assessoria.

Suspenso após o término da primeira fase, ainda em março, em função da pandemia do novo coronavírus, o campeonato catarinense prevê sua etapa decisiva daqui para frente: quatro jogos, ida e volta, para definir os semifinalistas, além dos confrontos, em caráter eliminatório, para definir o rebaixado à Segundona entre Tubarão e Concórdia.

“Estreia” comprometida

Um exemplo crasso da controversa marcação nas datas, está no duelo de “estreia” do campeonato Catarinense. Criciúma x Marcílio Dias duelam no estádio Heriberto Hülse, no Sul do Estado, segundo o cronograma lançado pela FCF.

O detalhe é que ambos os clubes fazem parte do grupo que ainda não conseguiu voltar a trabalhar no Estado. O Carvoeiro, por exemplo, vai submeter seu elenco, o departamento de futebol e os funcionários aos testes da Covid.

Conforme cronograma repassado pela assessoria do clube, segunda e terça-feira, serão os dias para os testes. A quarta (17), se tudo andar como o planeado, será marcado pela volta do clube aos trabalhos.

Já em Itajaí, cidade do Marcílio Dias, o cenário é menos otimista. Apesar do Marinheiro ter submetido seus integrantes aos testes do novo coronavírus – todos negativados – a volta dos trabalhos ainda depende da liberação do município, o que ainda não ocorreu.

A estimativa é que a direção do Marcílio, juntamente com a prefeitura do município, busquem uma solução ou, até mesmo, a liberação parcial por parte do município. Segundo repassado pela assessoria, esse aval solicitado pelo clube vai das atividades com bola até a circulação do ônibus do clube.

FCF não tem plano B

Embora essa espécie de desconexão com algumas cidades do Estado, a Federação Catarinense de Futebol não trabalha com outra data. Não, ao menos, segundo repassado pela entidade. Sem “plano B”, FCF só cogita reiniciar a competição no dia 8, como já informado anteriormente.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook