O Governo do Estado de Santa Catarina disponibiliza uma
ferramenta digital para auxiliar a população a saber quando e onde procurar
atendimento médico ao apresentar algum sintoma compatível com a Covid-19. Até o
início da tarde desta terça-feira, 14, 1.702 triagens on-line já haviam sido
feitas no sistema.
“Esta é mais uma ação do Governo do Estado voltada a possibilitar a
população melhor entendimento sobre a pandemia causada pela COVID-19, em
especial sobre os sintomas mais prevalentes”, destaca o secretário de Estado da
Saúde, Helton de Souza Zeferino.
O tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) Michel
Pires de Araújo, desenvolvedor do sistema, por meio do Escritório de Inovação
da corporação, explica que a iniciativa surgiu a partir de uma ideia em conjunto
com o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, para ajudar
as pessoas a saberem como proceder quando apresentarem um dos sintomas
compatíveis com o novo coronavírus.
“Inicialmente as pessoas podem ter dúvidas sobre como agir, já que há
sinais muito parecidos com uma gripe comum e nem sempre é o caso de se procurar
atendimento médico presencial”, explica o tenente Michel.
Além de tirar dúvidas sobre sintomas, esta ferramenta ajudará o governo a
fazer um mapeamento do comportamento do vírus em Santa Catarina. O sistema
organiza as triagens realizadas e, de forma anônima, usa a localização dos
registros para identificar as regiões que possuem uma concentração maior de
casos suspeitos. Relatórios serão gerados a partir destes dados e poderão
servir como ferramenta estratégica.
Como fazer a triagem on-line
Para fazer a triagem on-line o cidadão deve acessar o site triagem.coronavirus.sc.gov.br e
digitar seus dados pessoais e endereço. No sistema, a pessoa irá descrever a
sua situação e sintomas e será orientada sobre qual providência tomar.
Se confirmada a suspeita, a plataforma orienta a pessoa sobre o que fazer:
permanecer na sua residência em isolamento seguindo as orientações repassadas,
se deve ligar para a central telefônica indicada para averiguar a sua situação
ou se deve procurar uma unidade de atendimento.
Com base no endereço informado pela pessoa o sistema informa qual o
telefone da central de atendimento mais próxima, além de qual unidade de saúde
ela deve procurar. “Além de prestar um serviço à população, a triagem on-line
ajuda a não sobrecarregar o sistema de uma única central telefônica ou de uma
só unidade de saúde”, destaca o tenente.
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