Governador Carlos Moisés recebe pauta do ciclismo e revela praticar o esporte
Ciclistas entregaram demandas ao Governador em sua passagem por São Miguel do Oeste.

13/03/2020 - 14h45

Na noite de quinta-feira (12), ciclistas, representando dez grupos de ciclismo da região, entregaram um documento com demandas para o Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, que esteve cumprindo agenda oficial em São Miguel do Oeste.

O encontro com os ciclistas ocorreu no Hotel Solaris e o Governador revelou ter paixão pelo ciclismo, do qual é praticante. Ele recebeu, inclusive, uma camisa do grupo Bike Tunas de Tunápolis.

Conforme Vanduir Matias Deters, do Bike Tunas, a audiência foi intermediada pelo deputado Fabiano da Luz e o objetivo foi apresentar ao Governador a realidade de quem pratica esse esporte e dos eventos de ciclouturismo na região.

“O ciclismo é um meio de transporte barato e de baixo impacto ambiental. Além de melhorar a qualidade de vida, os eventos de cicloturismo tem movimentado a economia de municípios da região a partir do turismo e novos empregos estão sendo gerados por conta do ciclismo”, afirma Vanduir.

Entre as demandas entregues ao Governador está a necessidade de fazer roçadas a beira das rodovias e uma campanha publicitária do Governo divulgando os direitos e deveres dos ciclistas no trânsito, afim de sensibilizar e conscientizar os motoristas do direito dos ciclistas. O documento solicita que as obras previstas a partir da Lei 17.681, que cria o Sistema Cicloviário Estadual sancionada pelo Governador em 11 de janeiro de 2019, também contemplem a região Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. Os ciclistas pedem ainda que o Governo do Estado estude a possibilidade de investir na Rodovia SC 496, de Descanso a Tunápolis, construindo um acostamento para servir de segurança não apenas para os ciclista, mas do trânsito em geral. Eles afirmam que tal investimento contemplaria a prática do ciclismo de pelo menos oito municípios.

Carlos Moisés disse que parte dessas reivindicações poderão ser atendidas pelo programa Recuperar do Governo do Estado, que ainda não foi aderido pelos municípios da região Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina). O Governador demonstrou simpatia com ideia de fomentar a prática desse esporte.

O documento entregue é resultado de uma audiência pública realizada pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa em junho de 2019, em São Miguel do Oeste. Na ocasião, uma Carta do Ciclismo foi aprovada. A mesma teve a participação de ciclistas de São Carlos, Cunha Porã, Pinhalzinho, Maravilha, São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, São João do Oeste, Itapiranga e Tunápolis.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook