Grêmio com preparação especial para diminuir prejuízo físico

14/04/2020 - 11h25

Grêmio completa nesta terça-feira exatos 30 dias sem entrar em campo. A última partida do Tricolor aconteceu no dia 15 de março, na vitória sobre o São Luiz, na Arena, com portões fechados. Trata-se de um período considerável sem jogos, e que ainda deverá se estender por mais um bom tempo. Além das preocupações extracampo, existe todo um cuidado em relação ao grupo de jogadores. O objetivo é causar o menor prejuízo possível na questão física dos atletas até o retorno aos treinos. Para isso, algumas áreas do departamento de futebol foram acionadas. As ações são feitas em conjunto entre preparação física, fisioterapia e fisiologia.

“Tivemos uma reunião com todos os jogadores logo após o último jogo e organizamos um primeiro período de parada, monitoramos de perto para que qualquer problema que surgisse estivéssemos perto. Posteriormente, em função da pandemia, decidiu-se conceder férias aos atletas, então todo domingo eu envio uma planilha para os jogadores com os trabalhos que devem ser cumpridos nos sete dias da semana”, conta o preparador físico do Grêmio, Márcio Meira.

O contato com o grupo é frequente, seja por telefone ou aplicativo de mensagens. “A fisiologia fez um trabalho que possibilita aos próprios atletas se avaliarem. Eu relaciono tipos de treinos que devem ser seguidos, prioritariamente de força, resistência e aeróbio”, relata Meira. “Há situações particulares. Por exemplo, um jogador tem esteira em casa, o outro tem uma bicicleta  ergométrica, outro consegue correr no condomínio. Eles me ligam e eu vou adaptando os treinamentos”, destaca o preparador físico do clube.

As férias, ao menos oficialmente, deveriam terminar no próximo domingo, com a reapresentação na segunda-feira, dia 20. Mas a tendência é que esse período seja prorrogado até o final do mês. “A base da preparação física para o ano todo eles já têm, isso não vai se perder. E quando voltarem ao trabalho, não será igual a um período normal de férias, quando o atleta fica praticamente sem nenhuma atividade. Eles estão se cuidando, o mínimo que façam já vai valer a pena. No retorno, eu acho que precisamos no mínimo de 15 dias de preparação antes de jogar”, finaliza Meira.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Correio do Povo



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook