Hospital Regional de São Miguel do Oeste terá base de dados sobre pacientes da Oncologia

19/09/2019 - 14h31

Com a finalidade de coletar e analisar dados de todos os pacientes que dão entrada na Oncologia com diagnóstico confirmado de câncer, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé fará o Registro Hospitalar de Câncer (RHC). Na tarde desta quarta-feira, 18, a equipe se reuniu para tratar do processo de criação da base de dados que será enviada ao Instituto Nacional do Câncer (INCA) que é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.  

A coleta de dados inicia um ano após a data do diagnóstico com a ficha de registro do tumor preenchida e repassada ao Sistema do Registro Hospitalar de Câncer (SisRHC). A plataforma possibilita mensurar o estado da doença ao final do tratamento, distribuição das dez neoplasias mais frequentes segundo o sexo, relatório anual de casos novos de câncer, entre outros.

O objetivo, conforme a coordenadora do RHC no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, Silvana Zambiasi Sturmer, é coletar dados referentes ao diagnóstico, tratamento e evolução dos casos de neoplasia malignas, analisar a sobrevida dos pacientes para as diferentes localizações de tumores, fornecer informações sobre o número de casos de câncer matriculados no Hospital, caracterizar o perfil da demanda de pacientes com câncer, avaliar os intervalos de tempo entre 1°consulta, diagnóstico e início de tratamento e contribuir para o desenvolvimento técnico dos profissionais do Hospital.

“A análise de dados já era realizada aqui no Hospital, desde o início do setor de oncologia, mas com o RHC teremos maior controle e o apoio de um órgão tão importante como o INCA”, afirma Silvana. O Registro Hospitalar de Câncer contará com profissionais como médicos, enfermeiros, além do suporte e apoio da direção e do administrativo do Hospital.

Registradores de Câncer

Para se tornar um registrador de câncer, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso participou de um curso de duas semanas, realizado no Rio de Janeiro, no período de 19 a 30 de agosto. Com aulas teóricas e práticas, a coordenadora Silvana conheceu, juntamente com alunos do Brasil todo, o passo a passo para implementar o SisRHC, cumprindo a normativa do Ministério da Saúde que regulamenta as Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons). Foram 80 horas/aula e os candidatos foram selecionados pelo corpo profissional do INCA.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook