Johnson & Johnson deve pedir uso emergencial de sua vacina contra a Covid-19 no dia 16, diz Anvisa

05/03/2021 - 12h35

Durante a sessão de debates no Senado, o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, adiantou que o laboratório Janssen, responsável pela fabricação da vacina Johnson & Johnson agendou uma reunião com a agência para o dia 16 de março, quando vai pedir autorização de uso emergencial do imunizante no Brasil.

A sinalização da Jansen chega após a aprovação do projeto de lei permitindo que à União, estados e municípios se responsabilizem por eventuais efeitos colaterais das vacinas adquiridas. As regras contratuais, segundo o Ministério da Saúde, eram um obstáculo que impedia o governo de comprar os imunizantes da Janssen e da Pfizer,

Barra Torres defendeu medidas como uso de máscara, e disse que apesar da vacinação já estar em andamento no Brasil, ainda vai demorar para imunizar a maioria da população.

Além do presidente da Anvisa participaram da sessão de debates, no Senado, representantes do Ministério da saúde.

O Secretário executivo do ministério, Élcio Franco, detalhou a quantidade de vacinas disponíveis e a expectativa para a chegada de imunizantes nos próximos meses. Disse que até julho a Fiocruz deve entregar mais 100 milhões de doses da vacina  AstraZeneca/Oxford e o Butantan mais 100 milhões de doses. Pelo consórcio Covax Facility mais 3 milhões de doses ainda em março e 6 milhões em abril e maio.

Ao longo de 4 horas o Secretário executivo do MS respondeu os questionamentos de senadores. Entre eles foi Fabiano Contarato, do Partido Rede, e  Eliziane Gama, do Cidadania.

A sessão desta quinta-feira (4) foi requerida pela senadora Rose Freitas, do MDB, que considerou necessário ouvir os representes do Ministério da Saúde e da Anvisa no momento em que o Brasil enfrenta a pior semana da pandemia de covid-19, com recordes diários de mortes pela doença.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook