Número de queimadas cresce na região em julho e agosto

14/08/2019 - 16h58
O Corpo de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste alerta a comunidade para o número de atendimentos a queimadas em vegetação que vem ocorrendo nos meses de julho e agosto. No mês de julho, foram registradas 43 ocorrências, das quais, 7 foram em São Miguel do Oeste. 

O número registrado no mês de agosto, de 01 a 12, já é de 34 ocorrências desse tipo em todo o batalhão, média de quase 3 ocorrências por dia. Desse número, 15 (quase metade) é na área de abrangência do quartel de São Miguel do Oeste. 7, inclusive, somente no município de São Miguel do Oeste.

Isto posto, nota-se que nos 12 primeiros dias de agosto já atendemos, no quartel de São Miguel do Oeste, o mesmo número de ocorrências de incêndio em vegetação que durante todo o mês de julho.

Fato preocupante, não apenas pelo dispêndio de recursos materiais e humanos para o combate, mas pelo risco que tal atividade traz, tanto ambiental pois é pacífico que as queimadas são  prejudiciais ao meio ambiente, tanto pela destruição da vegetação quanto pela poluição atmosférica, mas também às vidas humanas e seus patrimônios, pois não raras são consequências danosas registradas por conta das queimadas.

Vale o registro recente, dessa semana, inclusive, em nosso grande oeste, quando tivemos duas situações que causaram prejuízos e danos físicos a pessoas relacionados às queimadas. 

O primeiro foi um acidente de trânsito entre um caminhão eu um carro na BR 282 entre Ponte Serrada e Xanxerê, quando acabaram colidindo por conta da fumaça de uma queimada na beira da rodovia. O motorista e um passageiro do carro foram atendidos pelo SAMU de Ponte Serrada e conduzidos estáveis para o Hospital. O motorista do caminhão foi conduzido por populares, sem informações adicionais do seu estado de saúde.  Atuaram nessa ocorrência equipes do Corpo de Bombeiros de Ponte Serrada, Xanxerê e Faxinal dos Guedes.

Em outra ocorrência, também na região de Xanxerê, um incêndio em vegetação atingiu quatro residências, destas, duas foram parcialmente destruídas enquanto que as outras duas, foram totalmente consumidas pelas chamas. A vegetação seca e o vento intenso contribuíram consideravelmente para a rápida propagação das chamas e dificultaram a ação das equipes. Nesta ocorrência foram empenhadas 09 viaturas com guarnições de Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Xaxim e São Domingos. Cerca de 25 bombeiros atuaram no controle e extinção das chamas e graças a essa atuação, outras residências foram preservadas. 

Como podemos notar, a vegetação está seca devido a geada do último mês e a presença de ventos, que são normais nesta época do ano, são fatores de risco para qualquer tipo de queimada, seja ela agrícola para limpeza ou preparo para plantio ou apenas para queima de lixo.

Lembre-se: está em suas mãos acender o fósforo e iniciar o fogo, mas pode estar além da sua  capacidade controlá-lo. Vamos evitar que tenhamos mais prejuízos, que por enquanto são apenas materiais e ambientais.

O incêndio acontece, quando a prevenção falha. Em caso de emergência, ligue 193.

  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook