Obras de adequação da BR 163 só devem ser concluídas em 2022

25/09/2019 - 13h02

O Dnit já contratou uma empresa pra ver o que é necessário fazer e adequar, mas ainda que o projeto fique pronto este ano, não tem dinheiro orçado pra isso. Pra concluir de vez o que começou a ser feito lá em 2013 entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, o superintendente do Dnit em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, estima que serão necessários em torno de R$ 220 milhões. “Nós estamos com problema de recursos. Precisaríamos de R$ 100 milhões para 2020 e um pouco mais de R$ 100 milhões para 2021. Porque a obra ali vai custar no total R$ 220 milhões. Então, em dois anos a gente consegue entregar esta obra, desde que tenha recurso. Mas a gente sabe da situação econômica do país, que ela não está tão favorável a isso. Vamos pelo menos tentar aprovar o projeto este ano para aí, aos pouquinhos, reiniciar a obra e fazer”, explica Barbosa.

O superintendente torce para que pelo menos uma parte desse valor esteja contemplado no orçamento do ano que vem. Na retomada do serviço, a prioridade será concluir o viaduto no trevo de São José do Cedro, que vai ter várias alterações em relação ao projeto inicial. “Já assinamos o contrato com a empresa pra fazer o projeto, atualizar aquele projeto. O pessoal de São José do Cedro sofre muito com aquele viaduto que foi feito ali. O prefeito esteve aqui, eu conversei com ele, e a gente vai fazer um projeto pra ajustar aquele viaduto, ninguém vai tirar o viaduto porque é um custo enorme. Nós vamos revitalizar, fazer um projeto de melhoria e apresentar a comunidade. Antes de fazer qualquer tipo de ação ali, nós vamos fazer o projeto, mostrar para a comunidade, e iniciar o serviço por ali”, destaca.       

Tudo era pra ter ficado pronto há quatro anos. A empreiteira Sul Catarinense fez um terço da obra e praticamente abandonou o serviço. A empresa foi multada em mais de R$ 10 milhões e o contrato rescindido. E até hoje a obra tá parada. A torcida é que a promessa de retomada da obra no trecho de Guaraciaba até o Porto Seco em Dionísio seja mesmo no ano que vem. Já em relação ao outro contrato, que prevê obras entre Guaraciaba e São Miguel e também o contorno de São Miguel do Oeste, aí se quer há previsão de quando isso será colocado em pauta. “Deixamos em stand-by porque a gente primeiro tem que iniciar esta obra que contratamos, já que tem pouco recurso, vamos iniciá-la, vamos avançar bem, para depois sim pensar no contorno. Vamos primeiro terminar um empreendimento pra começarmos outro porque se não vamos ficar com dois empreendimento pela metade”, finaliza Barbosa.  

Em meio a tanto atraso, burocracia e promessas não cumpridas no passado, pelo menos uma notícia positiva. A empresa que está fazendo o projeto pra retomar a obra da BR 163 é a mesma que vai executar o serviço. A empreiteira foi contratada em Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDCI), criado para agilizar as obras da Copa do Mundo. A empresa faz o projeto e faz a obra. Assim dispensa uma segunda licitação e ganha tempo, mas é preciso garantir o recurso. Sem ele, não tem obra.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • WH3



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