Porquê o futsal ainda não é esporte olímpico?

Foto: Angel Martinez/FIFA

Foto: Angel Martinez/FIFA

13/09/2021 - 13h01

Entra ano, sai ano e a pergunta segue no ar: por que o futsal ainda não é esporte olímpico? Praticada desde os anos 40 como uma adaptação do futebol de campo e oficializada em 1954 a partir da criação da Federação de Futsal do Rio, a mais antiga do planeta, a modalidade tem, há pelo menos três décadas, o desejo de estar dentro dos Jogos Olímpicos de Verão. Mas então o que impede a concretização do sonho? A chave está na falta de representatividade junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Enquanto esportes recém-admitidos nas Olimpíadas como surfe, skate e escalada insistiram por anos para estarem nos Jogos Olímpicos, o futsal seguiu inerte. Pior. O distanciamento entre a Fifa, gestora da modalidade desde 1989, e o COI torna o objetivo ainda mais distante.

Contudo, com o passar dos anos, a pressão da comunidade esportiva tem feito o COI abrir o caminho para o tão sonhado entendimento. O ponto de partida foi a adesão do futsal aos Jogos Olímpicos da Juventude. A estreia aconteceu na edição de Buenos Aires 2018.

Essa parceria entre o Comitê Olímpico Internacional e a Fifa é o que pode levar o futsal às Olimpíadas. A gente escuta um monte de coisas. Primeiro é que não tinha feminino. Agora temos feminino. Depois escutamos que não tinha futsal em muitos países. Já estamos em mais de 180 nações. O ponto é esse. O futsal já está bem estruturado no mundo todo, inclusive nas categorias de base. O que precisa é ter um entendimento entre a Fifa e o COI - disse o supervisor da seleção brasileira de futsal, Reinaldo Simões.

 >>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • GE



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook