Prenda trans recebe homenagem em CTG
Gabriella Meindrad, 32 anos, era peão regional em 2003 e 2004, época em que se chamava Maurício.

04/07/2019 - 13h46

A estudante de direito e transexual Gabriella Meindrad, 32 anos, entrou para a história do tradicionalismo gaúcho ao receber homenagem no CTG Cancela da Tradição, em Mata, durante o concurso que escolheu os novos peões e prendas regionais do estado, no último fim de semana

Condecorada por causa do trabalho desempenhado na condição de segundo peão regional da 10ª Região Tradicionalista, nos anos de 2003/2004, Gabriela foi reconhecida juntamente com outros representantes do prendado e das gestões de peões regionais, nos últimos anos.

"Foi um momento de quebrar barreiras. É mais do que um reconhecimento, é fazer valer a questão da inclusão que o MTG tem colocado nos últimos anos. É positivo também no sentido de valorizar e respeitar os valores fundamentais e de igualdade", diz ela.

Gabriella, que até 2011 se chamava Maurício, diz que se afastou dos CTGs por não saber como a sua transexualidade seria encarada no meio gauchesco. Mas que agora pretende voltar a frequentar os galpões.

Tão logo foi compartilhada, ontem à noite, na página deste blog no Facebook, a notícia passou a ser a mais comentada da noite. Apesar das manifestações homofóbicas, houve várias de apoio.

Daniel Seitenfus elogiou o posicionamento público do presidente do MTG, Nairo Callegaro, para quem "não pode ser ignorado o direito de cada um em exercer sua liberdade".

"Fico feliz pelo Movimento gaúcho, que atinge cada vez mais pessoas. Que todos possam vivenciar a cultura gaúcha de forma justa. Parabéns pelo posicionamento correto", escreveu Daniel.

A homofobia foi um dos temas propostos para a prova oral nos concursos regionais e estaduais de prendas e peões realizados este ano.

Em uma das provas, a deste fim de semana, o enunciado buscava respostas a uma pergunta sobre a cultura do machismo e a homofobia no tradicionalismo gaúcho: "Se faz necessário que seja revista a nossa postura enquanto tradicionalistas?".


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • G1/RS
  • busca rápida
  • CTG



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook