Divulgação/Assessoria
O destaque do segundo dia da comitiva catarinense que está
nos Emirados Árabes Unidos foi a visita ao Jebel Ali Port, o port de Dubai.
O grupo foi recebido pelo vice-diretor executivo da DP World, Sr. Mohammed Al Muallem. A empresa é uma multinacional de logística que movimenta 10% do comércio portuário mundial, e administra o Jebel Ali Port.
Durante o encontro, o grupo visitou as instalações do porto, o 9° maior ponto do mundo. Ao todo, o porto movimenta 14 milhões de contêineres ao ano, e atende cerca de 3 bilhões de pessoas em diferentes continentes. Atualmente, são 10 mil empresas presentes no porto, todas movidas a energia solar.
Para o presidente da Assembleia Legislativa de SC, a visita foi fundamental para entender como os portos catarinenses precisam de modernização.
“Para se ter uma ideia, a liberação de um container leva entre 15 e 30 minutos apenas. Isso porque antes mesmo de o navio chegar ao porto, as notas fiscais são enviadas à alfândega, que já indica o que quer inspecionar. Isso agiliza imensamente o processo, que é todo sem papel”, explica De Nadal.
O presidente da Alesc destacou que Santa Catarina é um estado exportador e, por isso, precisa ter essa agilidade: “isso pode fazer com que os nossos produtos ganhem em competitividade, gerando mais emprego, renda e arrecadação”, afirma o deputado.
Para o governador Jorginho Mello, a apresentação feita pela comitiva tem sido fundamental para que as empresas que buscam fazem grandes investimentos possam sentir segurança e principalmente que há espaço e grandes oportunidades de negócio em Santa Catarina. “Nós temos muitos desafios para serem superados, mas para isso, nos temos que sair e buscar soluções ao redor do mundo” afirmou o governador.
Durante a reunião, os representantes da DP World destacaram que acompanham a situação dos portos catarinenses, e que têm interesse no Porto de Itajaí.
Conforme o diretor Global de Operações de Portos e Terminais da empresa, Tiemen Meester, a DP World deve entrar na disputa pela concessão do Porto Itajaí, o que deve ocorrer em no máximo dois anos. Atualmente, o porto é gerido por uma concessão provisória.
Abu Dhabi
Depois de dois dias em Dubai, a comitiva segue para a capital do país, Abu Dhabi, onde participa de uma série de reuniões em diversas áreas.
A comitiva
A comitiva também conta com a participação do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), do presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, da Associação Catarinenses das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, e secretários de Estado.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook