Programa Parceiro Anjo já revela talentos empreendedores em Belmonte
Aluno viu na produção de mandioca no quintal de casa, a oportunidade de agregar renda ao orçamento familiar.

Fotos: Ascom/Divulgação/JRTV

Fotos: Ascom/Divulgação/JRTV

18/08/2021 - 06h22

O Programa “Parceiro Anjo”, implantando no município de Belmonte na segunda quinzena de julho já gera bons frutos. Dentre os 19 alunos, com idade de 14 a 19 anos, um se destaca pela visão empreendedora e ousadia de enfretamento ao mercado. Alex Anderson Ghidini, de 14 anos, que viu na pequena plantação de mandioca do quintal de casa, a oportunidade de agregar renda ao orçamento familiar. Com os conhecimentos adquiridos nas atividades do programa, já melhorou seus processos e conquistou novos clientes.

A história desse jovem revela a essência do Parceiro Anjo de desafiar, criar e conquistar nichos de mercado. Entretanto, o produto utilizado pela turma para por em prática o conhecimento é o cupcake, cuja receita básica é repassada pelos instrutores e os adolescentes devem usar de suas estratégias e criatividade para decorar e comercializar o produto. Um ato, que a primeira vista parece simples, mas que carece de muitas nuances e observação da “praça”.

A atividade de preparo dos bolinhos aconteceu na tarde de terça-feira (17), quando o grupo se reuniu no Centro Social para desenvolver as receitas. Na oportunidade eles aprenderam desde a receita básica (que pode ser complementada para futuras produções), decoração e embalagem dos produtos. “Nessa fase eles colocam em prática os conhecimentos adquiridos através do programa e desenvolvem suas ideias para “enfrentar” o mercado e prosperar”, disse.

E foi no planejamento das estratégias que o Alex acendeu a lâmpada de ideias. Pensou, traçou metas e executou. No retorno para casa, colheu algumas raízes de mandioca, cultivas ao fundo do pequeno terreno da família, os embalou de uma forma improvisada e os ofereceu para o instrutor e parceiros do programa. Porém, o produto não estava descascado e ainda possuía terra em algumas unidades, situação que levou ao replanejamento da estratégia de venda, ou seja, apresentar o produto já descascado, pesado e embalado.

Conforme o educador social e empreendedor Luis Alberto Schoingele, que coordena o Programa, Alex melhorou seus métodos, agregou valor e ainda aumentou o volume de vendas. “É isso que procuramos despertar neles (jovens). De olhar seu ambiente, identificar potencialidades, melhorar processos e crescerem, seja como empreendedores ou pessoas”, ressaltou o coordenador.

Parceiro Anjo

O Projeto tem carga horária de 40 horas e foi dividido em oito encontros, realizados nas terças-feiras no Centro Social do município. A iniciativa é uma das práticas deferidas pela Equipe da 14ª edição do Prêmio Innovare 2017, na categoria Justiça e Cidadania. A cerimônia de entrega de certificados deve ocorrer no dia 24 de agosto.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook