
No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional para a
não-Violência Contra as Mulheres. A data tem o objetivo de alertar a sociedade
sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres e conscientizar
que a violência contra a mulher é uma grave violação de direitos humanos.
A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública, não distingue cor, classe econômica ou social, está presente no ambiente doméstico ou público em diversas vertentes, se manifestando de diferentes maneiras.
A Organização Mundial de Saúde define a violência contra a mulher como todo ato de violência baseado no gênero que tem como resultado o dano físico, sexual e psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública ou privada.
A chefe de divisão de Política da Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social cita como tipos de violência: a violência física, moral, psicológica, sexual, e financeira/patrimonial.
“Combater as múltiplas formas de violência contra as mulheres é uma importante demanda do Estado, que deve coibir, punir e erradicá-las. Garantir a segurança de todos e todas dentro de uma sociedade é um grande passo para condições mais dignas e igualitárias”, destaca.
A secretária de Assistência Social, Andreia Rebelato, lembra que o Município realiza ações de forma continuada para combater a violência contra a mulher. Para esta campanha, o CREAS irá realizar ações de conscientização sobre esse tema em algumas empresas do município, e o setor de Política da Mulher irá desenvolver rodas de conversa junto aos grupos de mães que já estão ativos, sobre essa importante temática.
CANAIS DE DENÚNCIA:
- Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
- Direitos Humanos – Disque 100
- Polícia Civil – 181
- DPCAMI – 3622-6546
- Ministério Público de Santa Catarina: www.mpsc.mp.br, no
link da Ouvidoria
- 4º Promotoria de Justiça: 3631-7304, 99200-3422 ou pelo
e-mail: saomigueldooeste04pj@mpsc.mp.br.
- CREAS: 3631-2099 ou 99125-5267 (Rua Salgado Filho, 1073, Centro).
>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook