SMO: Vereadores propõem instalação de cisternas para reutilização de água da chuva

Ravier Centenaro sugere instalação de cisternas nos prédios públicos do município. Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Ravier Centenaro sugere instalação de cisternas nos prédios públicos do município. Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

07/10/2021 - 05h25

Duas indicações relacionadas ao uso de cisternas foram apresentadas em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste na terça-feira (5). Uma delas é de Ravier Centenaro (PSD), que solicita à Administração Municipal que instale cisternas em todos os prédios públicos do município. O vereador destaca que esta proposição foi apresentada pela vereadora mirim Ana Júlia Castro de Lima, na última sessão da Câmara Mirim.

“A cisterna é uma forma sustentável de economizar a água por meio da reutilização da água da chuva, que é coletada e armazenada em um ambiente fechado e, em seguida, direcionada para usos não potáveis, como mangueiras de jardins e vasos sanitários, irrigar hortas orgânicas e jardins, lavar carros e o uso em descargas e torneiras externas”, destaca Ravier.

“Além de garantir o reaproveitamento da água que seria escoada para ruas e bueiros, o sistema de cisternas garante economia em longo prazo, pois substitui o uso de água encanada no dia a dia. Seja qual for a área disponível, a cisterna possibilita uma economia de água de até 50%, já que viabiliza o aproveitamento tanto da água da chuva quanto da água cinza, que é um tipo de água de reuso proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro”, acrescenta o vereador. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Planejamento.

CISTERNAS URBANAS

Moacir Fiorini (MDB) solicita que o Executivo viabilize um estudo para implantação do programa de cisternas urbanas no município de São Miguel do Oeste. O vereador ressalta que o programa tem a finalidade de propor ações que visem fornecer alternativas sustentáveis para o armazenamento e reaproveitamento da água da chuva, uma vez que há uma grande necessidade de água armazenada nos períodos mais quentes do ano, em que a estiagem afeta diretamente esse recurso natural.

“Acreditamos que esta iniciativa será de grande relevância para nossa comunidade, especialmente porque contribuirá para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental e permitirá à população segurança e conforto”, justifica Fiorini. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Planejamento.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook