STF veta possibilidade de Maia e Alcolumbre serem reeleitos para presidir Câmara e Senado
Maioria entendeu que Constituição proíbe reeleição dentro da mesma legislatura

Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi tomada em plenário virtual, neste domingo,

Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi tomada em plenário virtual, neste domingo,

07/12/2020 - 05h36

Por maioria (6x5 e 7x4), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em plenário virtual, neste domingo, que os atuais presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, não poderão ser reeleitos para os mesmos cargos. 

Na noite deste domingo, o presidente da Corte, Luiz Fux, deu o voto decisivo. O ministro citou o artigo 57 para justificar a decisão. "A regra impede a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente a do primeiro ano da legislatura. Nesse ponto, a norma constitucional é plana: não há como se concluir pela possibilidade de recondução em eleições que ocorram no âmbito da mesma legislatura sem que se negue vigência ao texto constitucional." 

Anteriormente, durante à tarde, Luis Roberto Barros e Edson Fachin também se manifestaram contrários. No sábado, a ministra Rosa Weber havia se posicionado contra a mudança nas regras da reeleição.

Foram favoráveis: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Nunes Marques, com a ressalva. Os votos contrários: Luiz Fux, Edson Fachin, Luis Roberto Barroso, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Marco Aurélio Mello.

Ainda que sem interferir no resultado, o placar foi diferente no caso de Alcolumbre, 6 a 5, e Maia, 7 a 4, pois o ministro Nunes Marques apresentou entendimento contrário à reeleição somente no caso do presidente da Câmara dos Deputados. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Correio do Povo
  • busca rápida
  • STF



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook