VERÃO: Muita água e alimentação leve para manter a saúde em dia

Keli Raquel Secchi – Nutricionista Clínica

Keli Raquel Secchi – Nutricionista Clínica

21/01/2022 - 09h14

O funcionamento adequado do nosso corpo está diretamente relacionado com o que ingerimos. Fazer boas escolhas alimentares diariamente garante o alcance desse objetivo, prevenindo doenças ou o agravamento de patologias já existentes.   

Durante o verão, principalmente em dias mais quentes, muitas vezes, a falta de apetite e a espera pela sensação de sede acabam prejudicando esse processo. No verão, as necessidades nutricionais também mudam e devem ser ajustadas com base na diminuição do metabolismo basal (aporte de energia mínimo para manter as funções vitais do corpo).

Deste modo, algumas dicas para esse momento são:

-Se alimente em lugares arejados, mastigue bem os alimentos e evite tomar líquidos junto com as refeições (consuma 20 minutos antes ou após) para melhorar a digestibilidade e absorção dos alimentos e consequentemente diminuir o cansaço;

-Priorize alimentos integrais. As fibras contribuem para que a absorção de glicose no organismo seja mais lenta e também ajuda o intestino a funcionar melhor;

-Faça alimentos com pouco acréscimo de gordura. Use cortes de carnes mais magros e evite frituras. Priorize os grelhados, assados e cozidos;

-Dê preferência à frutas, legumes e verduras da época. Além de serem mais saborosas e saudáveis, são compostos pelos nutrientes que você precisa nesse momento. Uma dica é mantê-las na geladeira para trazer mais frescor durante o consumo.

-Evite alimentos compostos por excesso de açúcares, conservantes e sal - os famosos industrializados. Além de não ser fonte de bons nutrientes, pode aumentar a sensação de inchaço durante está estação;

-A hidratação não deve ser deixada de fora! Em geral, para a população adulta recomendamos 2 litros água por dia. Conforme cada faixa etária e peso/estatura essas necessidades podem ser levemente diminuídas ou aumentadas, além de situações específicas que envolvem patologias.

A hidratação são serve apenas para "matar a sede", ela está diretamente envolvida com a digestão e absorção dos nutrientes, como o exemplo de vitaminas hidrossolúveis (considera-se 1 ml de líquido para casa 1 kcal consumida), para repor perdas fisiológicas na urina, transpiração, respiração, entre outros fatores que envolvem processos de manutenção da homeostase do organismo.

Lembre-se - quando você sentir sede já está iniciando um quadro de desidratação. Por isso é importante consumir a quantidade ao longo do dia em pequenas porções.

Dicas para NÃO esquecer de beber água:

-Deixar a água acessível para consumo;

-Prepare em uma temperatura agradável;

-Água aromatizada ou saborizada também pode ser uma alternativa;

-Suco ou chás de frutas gelados e não concentrados também.

Não esqueça também dos cuidados higiênicos com os alimentos. Época de férias e viagens costumam alterar a rotina da alimentação. Mesmo assim dê atenção a procedência dos alimentos que está consumindo para evitar possíveis intoxicações alimentares. Lave bem todos os alimentos, principalmente as frutas e legumes consumidos crus. Carnes e peixes devem ser bem cozidos, na dúvida de procedência evite cremes e maioneses.

Vale ressaltar que os cuidados com a alimentação não devem ser só no verão! Leve a melhora de seus hábitos alimentares para o resto do ano.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste | Keli Raquel Secchi – Nutricionista Clínica - CRN 10/7222 | Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook