'Vi árvore de grande porte voando', diz moradora após suposto tornado em Descanso
Fenômeno passou pelo Oeste de Santa Catarina na tarde de quarta-feira (10); várias casas foram destruídas pela tempestade.

11/06/2020 - 14h13

“Eu vi árvore de grande porte voando, o vento era muito forte, assobiava e dava para ver tudo sendo arremessado”, contou a estudante de direito, Débora Bertochi, 20 anos, que mora em Descanso, no Extremo-Oeste de Santa Catarina.

Defesa Civil do Estado investiga se o que os moradores viram foi um tornado ou uma micro explosão que passou pela região na tarde de quarta-feira (10).

Quando falou com a reportagem na manhã desta quinta-feira (11), a jovem estudante ainda estava impressionada. No momento da tempestade ela estava com dez colegas de trabalho no Fórum da Comarca.

“Estava fazendo uma denúncia, e tinha dado sol à tarde, mas, do nada, começou a ficar muito escuro e a luz começou a piscar”, contou Débora.

Segundo o relato da jovem, o fenômeno que durou cerca de 15 minutos chegou trazendo apagão na energia elétrica do prédio.

“Começou a chover e ventar muito forte, os barulhos dos pingos pareciam que estavam jogando pedra na janela. Quando abri a persiana, vi as coisas levantando em forma de círculo, tipo árvores, grades de casas”, relembrou.

Os servidores se abrigaram no térreo do prédio onde fica a recepção. “Deu muito desespero. A gente não sabia o que fazer. Nunca tinha presenciado algo do tipo, só pensamos em ficar em um lugar mais seguro”, completou Débora.

Retorno para casa

A estudante mora próximo ao trevo de acesso ao município de Descanso. Por sorte, a casa da família dela não foi atingida. O imóvel fica a três quilômetros de distância do Fórum. “Minha mãe disse que mal ventou por lá, por isso pensamos que foi um tornado, foi muito localizado”.

As cenas, na descrição da moradora, se assemelharam a um filme de terror.

“Muitos amigos e familiares tiveram a casa totalmente destelhada”, contou a estudante, que presenciou os bombeiros e a polícia avisando os moradores para não subirem nos telhados.

Reunião em Descanso

Segundo o secretário de Administração de Descanso, Paulo Lauxen, essa é a primeira vez que a cidade é atingida por um fenômeno dessa grandeza. Ele lembra que em 1988 aconteceu algo parecido, com vento e granizo, no interior da cidade. Um reunião foi realizada na prefeitura para tratar do assunto.

Veja também: Temporal ao final da tarde deixa rastros de destruição em Descanso e Belmonte

Veja também: Descanso e Belmonte podem ter sido atingidos por um tornado; Meteorologistas analisam radares e estragos

Veja também: Defesa Civil e Bombeiros atuam nos municípios atingidos pelo temporal

Veja também: Lions de São Miguel do Oeste está arrecadando materiais para ajudar atingidos pelo temporal na região

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook